segunda-feira, 7 de abril de 2008

COLOSSENSES PAG. 85

COMENTÁRIOS


3.18 No Senhor. As exortações práticas dos versos 18- 4.1 visam a nova relação mútua com Cristo dentro do Seu Corpo, a Igreja (cf Ef 5.21n).

3.22 Sob vigilância (gr aphthalmodouliais, lit “ serviço de olhos).

4.2 Pereverai (gr proskartereõ), com a idéia de continuar e esperar (cf Mc 3.9 e At 10.7) Acerca de oração. At. 6.4 e Rm 12.12.

4.3 Suplicai. A oração é a preparação necessária para qualquer trabalho espiritual.

4.6 temperada com sal. Como a comida é temperada com sal, a vida e conversa do cristão deve ser agradável e atraente, não insípida e morosa, especialemtne perante os descrentes.


Texto áureo: A saudação é de próprio punho: Paulo. Lembrai-vos das minhas algemas. A graça seja convosco (Colossenses 4:18).

Favor ler Colossenses 4:7-18

Paulo prisioneiro em Roma, serve-se do mesmo fiel mensageiro, Tíquico, para levar suas duas cartas ao efésios e aos colossenses (Efésios 6:21-22). Outros irmãos e servos de Deus participam de seus trabalhos e exercícios de coração: Epafras, que, depois de ter proclamado o Senhor aos colossenses (1.7), fala deles ao Senhor (v.12); Onésimo, Aristarco, Marcos, Lucas... e também Demas, a princípio estreitamente associado à obra, mas mencionado aqui somente pelo nome. Podemos imaginar o constrangimento de Arquipo ao ouvir se nome lido na carta ante a igreja. Qual foi o serviço particular que ele recebera do Senhor? Bastava que ele mesmo o soubesse. Se o Espírito Santo não o determinar, é para que cada crente ponha seu nome no lugar do de Arquipo.

A trágica condição da igreja de Laodicéia, descrita em Apocalipse 3:17, mostra que nenhum proveito foi tirado desta carta que foi logo comunicada (16). A igreja permaneceu pobre por haver acumulado outras riquezas que não eram “as riquezas da glória” (1:27) e tesouros distintos dos “tesouros da sabedoria e do conhecimento” (2:2-3). A igreja permaneceu nua por não ter sabido revestir-se do novo homem (3: 10, 12, 14) . Que o Senhor nos ajude a dar atenção às advertências de Sua Palavra! Que ela habite em nós ricamente (3: 16).

COMENTÁRIOS

4.7 Tíquico. Cf. a recomendação de Epafras por Paulo (1.7).

4.9 Onésimo. Paulo escreve a epístola a Filemom que morava em Colossos para que ele aceitasse como irmão o seu antigo escravo Onésimo.

4.10 Prisioneiro, lit, “prisioneiro de guerra”. Em Fm 23 Epafras é assim chamado como também Andrônico e Júnias em Rm 16.7.

4.11 Jesus..., tradução gr do nome heb Josué. Este falta entre os cinco companheiros mencionados em Fm; não podemos identifica-lo.

4. 14 Lucas. Só por esta passagem sabemos que lucas era médico e crente gentio.

4.15 Igreja. Como em outras cidades (cf At 12.12; 1ª Co 16.19; Rm 16.5; Fm 2, etc), congregou na casa de um membro ou, se não cabia, em varias casas. Formaram grupos

85

Nenhum comentário: