segunda-feira, 7 de abril de 2008

FILIPENSES PAG. 72

sorte pessoal mas regozija-se na glória que Cristo granjeará.

1.21 Viver é Cristo. Toda sua vida (pensamento, atitudes, etc.) está relacionada com Cristo que o conquistara (3.112). Morrer é lucro. Não só para o apostolo mas também para avanço do evangelho.

1.27 Evangelho. É outra palavra chave da epístola (cf 1.5 7,12,27; 2.22; 4.3. 15). Exceção feita a esta passagem, todas as outras referem-se ao ministério de evangelização confiado às mãos de Paulo. * N. Hom. O bom estado do coração vence o mundo exterior: A. Vivendo de modo (lit como cidadão) digno do evangelho. Com? 1) Firmes (f 4.1). 2) Unidos no Espírito (cf 1 Co 12.11). 3) Lutando pelo evangelho (cf 1ª Tm 6.20; 2ª Tm 1.14; Jd 3). B. Quanto ao mundo: 1) Não intimidados (lit “debandados como cavalos assustados”) 2) Fortalecidos com a graça para sofrer (29). 3) Constantes no combate (30).

N.C.da Bíblia Combatendo juntamente (27) . A unidade cristã pode ser alcançada pela participação de todos os crentes no mesmo combate. O verbo grego aqui é synathlountes; o prefixo syn aplica-se à comunidade, indicando a luta em que todos se empenham juntamente. No vers. 30, Paulo afirma, para encoraja-los, que eles lutam juntamente com ele, tendo o mesmo conflito ( gr. Agõn, cfr. 4:3; om 15:30). Este companheirismo no sofrimento por causa do amor pela fé no evangelho ( isto é, as coisas reveladas para a salvação e mais seguramente cridas) É uma verdadeira graça de Deus outorgada aos filipenses, que não precisam ficar atemorizados nem recuar ante a perseguição, considerada deste ponto de vista, uma vez que isso constituía um privilégio dos santos, porque a vós é dado (29), Isto é, a perseguição para vós é concedida como um presente. A expressão do grego scharisthe enfatiza a idéia de dádiva, sendo a raiz charis (graça).

Que Paulo era um sofredor, seus filhos na fé bem, o sabiam, desde a primeira vez em que esteve em filipos até a prisão atual em Roma. Tal era o seu quinhão por amor a Cristo. Agora a perseguição era também deles; portanto, Paulo exortava-os a permanecer firmemente em um só espírito (27). Coragem ao sofrer hostilidade, diz o apóstolo, é um sinal visível da destruição final do inimigo, prova evidente de perdição (29) mas para eles é uma prova de salvação, não provinda de qualquer fonte humana, mas promanada (vinda) inteiramente do próprio Deus. Em outras palavra o destemor dos cristãos, diante dos perseguidores, infunde pavor no coração dos perseguidores, enquanto contribui para o crescimento da confiança no coração do crente sofredor.


Texto áureo: Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai (Efésios 5:1-1).

Favor ler Filipenses 2:1-11

um segredo para achar o caminho a todos os corações, para ganhar um irmão e apaziguar um disputa: renunciar a si mesmo. E podemos aprender isto contemplando e adorando o nosso incomparável Exemplo. Segundo as próprias palavras do Senhor: “Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado” nesta curta frase: a do primeiro Adão, que foi desobediente até a morte, seguindo por sua

72

Nenhum comentário: