segunda-feira, 7 de abril de 2008

FILPENSES PAG. 74

obediência em tudosem murmurações nem contendas” (v.14). A ausência do apóstolo de modo nenhum isentava os filipenses da obediência (v.12). Pelo contrário, que Paulo não estava mais com eles, deviam velar por si mesmos para não fracassarem na sua carreira cristã. Do mesmo modo, quando um jovem cristão deixa a casa de seus pais, que se torna responsável pela sua conduta. A palavra grega traduzida por desenvolvei tem o significado literal de cultivar; implica, pois uma paciente sucessão de atividades, tais como arrancar ervas daninhas (pensamentos impuros, práticas desonestas, mentiras etc.). Embora ninguém consiga fazer isto por nós, esta obra não pode ser efetuada com nossas próprias forças (v.13). Mesmo o querer, o desejo, é produzido em nós pelo Senhor. Mas, vejamos, então, que belo testemunho resulta dele (vv.14-16).Consideremos neste capítulo os diferentes exemplos de abnegação, começando pelo mais elevado. Que é o de Cristo, logo o de Paulo associado aos filipenses (vv. 16-17), depois o de Timóteo (v.20) e finalmente o de Epafrodito (vv.25, 26,30). Por outro lado, que triste quadro no v.21. A quem, caro leitor, desejamos ser semelhantes?

COMENTÁRIOS

2.12,13 Desenvolvei a vossa salvação. O contexto indica que Paulo fala do problema de divisão e contenda na igreja. “Salvação” teria aqui o sentido de “saúde espiritual da igreja”. O espírito de harmonia é o resultado da obra de Deus.

2.15 Luzeiros.A figura parece ser de estrelas brilhando no céu escuro (cf Dn 12.3 e Mt 5.14-16). O contraste no comportamento dos cristãos em distinção do mundo é semelha a Cristo aos do mundo é semelhante a Cristo enquanto viveu na terra (Jo 1.9; 8.12; Ef 5.8).

2.16 Palavra da vida. É frase sinônima para “o evangelho”, que nós, como aquele que leva uma tocha, devemos segurar firmemente.

2.17 Liberação. A possibilidade de Seu sangue ser vertido em morte violenta é comparada à libação de vinho ou perfume despejado nos ritos pagãos de sacrifício. Os donativos dos filipenses para Paulo são aqui o sacrifício... da vossa fé.

* N. Hom. 2. 19-23 Timóteo, Homem único. 1) Em sentimento superior a todos (cf 4.8). 2) Em cuidado para com os outros – genuíno (cf 1ª Tm 1.2, onde o gr genesios é traduzido “verdadeiro”; 2ª Co 11.28). 3) Em ambição – somente Cristo (cf Mt 6.33). 4) Em caráter – provado (cf 1.10; 2ª Tm 2.15). 5) Em serviço – imitador de Paulo (3.17; 1ª Co 4.17).

2.26 Angustiado (gr ademonõn). Palavra usada para descrever a agonia do Senhor no Getsêmani (Mt 27.37; Mc 14.33).

2.30 Se dispôs a dar a própria vida. Lit “jogou com a sua vida”. Paulo usa a fugura do soldado que num jogo ou combate oferece voluntariamente a sua vida.


Texto áureo: ...o que para mim era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus meu Senhor. (Filipenses 3:7-8). Favor ler Filipenses 3:1-11

Além de homens de Deus como Timóteo e Epafrodito, que deviam ser recebidos e

74

Nenhum comentário: