domingo, 6 de abril de 2008

1ª TIMÓTEO PAG. 103

Texto áureo: Escrevo-te estas cousas... para que... fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade

(1ª Timóteo 3:14-15).

Favor ler 1ª Timóteo 3:1-16

A aspiração ao episcopado deve ser considerada como uma prova de devoção à igreja. Exercer as funções de bispo (ou ancião) e as de diácono (ou servo) não é uma questão de estudos ou exames, mas de qualificações morais. Elas caem em duas categorias: 1) um bom testemunho na igreja e fora dela; 2) uma experiência adquirida na vida cristã. Em toda casa existem regras de conduta, uma disciplina coletiva à que cada um se submete. Assim ocorre na casa de Deus vivente: a igreja (verCoríntios 14:40). Não somos livres, absolutamente, para nos comportar nela como desejamos. Ela é a coluna sobre a qual o nome de Cristo, a Verdade, está escrito, a fim de torná-lo conhecido ao mundo inteiro.

Grande é o mistério da piedade, porque grande é a Pessoa sobre a qual estão fundadas nossas relações com Deus. A vinda do Senhor Jesus como homem à terra, a perfeita justiça de todo o Seu andar no poder do Espírito Santo e sob o olhar dos anjos, Seu Nome pregado e crido aqui embaixo, e, finalmente, sua ascensão à glória. Esta é responsável diante do Senhor de sustentar e guardar toda a verdade (v.15).

COMENTÁRIOS

3.1 Aqui começa a lista das qualificações dos oficiais da igreja. Episcopado. Lit “superintendência”. Em Tg 1.27, o bispo visita o rebanho; em 1ª Pe 5.2, apascenta o rebanho; em At 20. 29-31, protege o rebanho. É o pastor da igreja, sem conceito de hierarquia.

3.2 Uma só mulher. Os intérpretes sugerem: 1) O pastor não pode ser polígamo; 2) não pode se casar de novo se a esposa falecer; 3) deve ser fiel a uma só mulher; 4) não pode ser solteiro; 5) não pode casar-se, pois a Igreja seria a Esposa, e isto exige o celibato pastoral. As interpretações “1” e “3” são as que se fundamentam na Bíblia.

*N.Hom. 3.2-7 As qualificações do pastor. 1) Morais: irrepreensível, com autocontrole. 2) Mentais: sábio, apto para ensinar. 3) Pessoais: hospitaleiro, experimentado.

3.6 Neófito. Uma esposa recentemente batizada. Litrecém-plantado”. Condenação do Diabo. O orgulho, a causa da queda de Lúcifer (cf Is 14.12ss).

3.8 Diácono. Este ofício foi instalado por motivos práticos, segundo a primeira referência em At 6. 1-7. As virtudes morais e espirituais exigidas elevam-se ao nível exigido do pastor, em virtude das responsabilidades envolvidas no atendimento das necessidades da igreja.

3.11 Mulheres. O contexto dos ofícios da igreja mostra que são diaconais, pois o v 12 ainda resume o ensinamento sobre o diácono.;

3.13 Preeminência (gr basthmos). Normalmente significa “degrau”. É aplicada aos graus da promoção no exércíto,. Aqui significa a influência moral e eclesiástica do ofício.

3.16 Pensa-se que aqui Paulo está citando um hino da Igreja *cf Ef 5.19), que contrasta o Senhor encarnado com o Senhor Exaltada: 1) A vida do Senhor encarnado; a) vista na terra (“manifestado”); b) a vista dos céus (“contemplado por anjos”). 2) A vida do Senhor

103

Nenhum comentário: