segunda-feira, 7 de abril de 2008

FILIPENSES PAG. 70

Texto áureo: Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la ao dia de Cristo Jesus (Filipenses 1:6).

Favor ler Filipenses 1:1-18

Esta epístola tem sido chamada de o livro da experiência cristã, a qual pode ser resumida como segue: Cristo é suficiente para mim. Ele é minha vida (cap.1), meu exemplo (cap. 2), meu alvo (cap.3), minha força e meu gozo (cap.4). Paulo não fala aqui como apóstolo ou mestre, mas simplesmente como umservo de Jesus Cristo”. Como poderia reivindicar uma posição mais elevada que a que Seu mestre tomou? (2:7). Da solidão de sua prisão em Roma, ele escreve aos amados filipenses, dos quais conhecemos Lídia e o carcereiro (Atos 16). Seu profundo amor por eles (v.8) é revelado em suas orações. Observando o encadeamento de suas petições: amor, verdadeiro conhecimento, discernimento espiritual, andar puro e reto, fruto que permanece (vv.9-11).

Então ele lhes tranqüiliza acerca de seu aprisionamento. Este golpe que o inimigo pensava descarregar contra o Evangelho tinha contribuído, ao contrário, para seu progresso. A aberta oposição, levada a cabo para desencorajar as testemunhas do Senhor, geralmente tem o efeito de animá-las.

Qual é a atitude do apóstolo ao ouvir que o Evangelho estava, algumas vezes, sendo anunciado em circunstâncias muito questionáveis? Não manifesta impaciência ou crítica, nem, por outro lado, o desejo de associar-se a essas práticas. expressa sincero gozo ao ver que a obra de Deus se concretiza, quaisquer que sejam os instrumentos usados para atingir este propósito.

COMENTÁRIOS

1.1 Bispo (gr episkopai, “supervisores”). Havia vários na igreja de Filipos (cf At 20.17). Seus atributos vêm alistados em At 20.28. São os mesmos chamados “presbíteros” em At. 20.17. Filipos. É a cidade onde foi fundada a primeira igreja na Europa (At 16.12-40). Era uma colônia romana. Todos os direitos de cidadania de roma pertenciam a ela. A Igreja teve início na conversão de Lídia que em seguida abriu sua casa para uso da igreja. Provavelmente Lucas ficou em Filipos (nota-se o uso da primeira pessoa em At 16.13-17 que continua em At 20.6).

1.5,7 Cooperações (gr hoinonia). Aqui pode significar “generosidade”. É uma das palavras chaves da epístola. A idéia é “participação nalguma coisa com alguém”. Note 1.7 onde Paulo e os filipenses compartilham uma união tanto em sofrimentos como também na graça (cf 2.1, “do Espírito”).

* N. Hom. 1.6 A segurança do crente. A boa obra de Cristo: A. começou no passado. 1) Ele nos elegeu pela graça (Ef 1.4); 2) nos remiu e nos salvou pelo Seu sangue (Ef 1.7; Hb 2.3); 3) nos chamou efetivamente (cf Gl 1.15,16); 4) nos criou de novo (2 Co 5.17). B. Será completada no futuro: 1) Temos Sua promessa (Jo 14.3). 2) conhecemos o Seu poder (mt 28.18; Jo 17.2). 3) Sabemos o Seu propósito (Jo 17.24).

1.11 Fruto de justiça. Vem pela fé em Cristo. É uma posição justa perante Deus (3.9) ou as qualidades oriundas da presença do Espírito na vida (Gl 5.22). Ambas interpretações são complementares.

70

Um comentário:

Sydemy júnior disse...

se lucas ficou em filipos.quem escreveu ou registrou os relatos de
Atos 16:40 a 20:5-6. se ele estava ausente?