domingo, 6 de abril de 2008

1ª TESSALONICENSES PAG. 93

“debaixo do alqueire, ou da cama” arcos 4:21). Eles estão dormindo, e a sonolência espiritual é um estado que se assemelha ao sono da morte. E qual é a causa? Geralmente é a falta de sobriedade. Embriagar-se é fazer dos bens terrenos um uso que supera ao que se necessita (ver Lucas 12: 34-46). E quando um homem está adormecido acerca dos

interesses terrenos, como pode desejar o retorno Senhor? Nós, que somos do dia, “não durmamos como os demais” (v.6), “que não têm esperança” (4: 13), por temor de sermos surpreendidos pela repentina chegada de nosso Senhor. Voltemos a ler as sérias palavras do Senhor no capítulo 24 de Mateus e no capítulo 13 de Marcos... E façamos com freqüência esta pergunta a nós mesmos: “Gostaria que o Senhor me encontrasse fazendo o que estou fazendo, ou dizendo ou pensando”?

COMENTÁRIOS

5.2 O Dia do Senhor, é uma fase do AT significando a intervenção divina na história com salvação e julgamento (Js 2.12, 13.6, Sf 1.14; 3.11,16). No NT refere-se à Segunda Vinda do Senhor (Lc 17.24; 1ª Co 1.8).

5.8 A maneira de vigiar para que o dia do

Senhor não nos sobrevenha com “repentina destruição” (v 14) é sermos do dia (5; cf Jo 8.12), sermos sóbrios (desembaraçar-se de todo pecado e peso, Hb 12.1) e vestir-nos de fé no Senhor (Ef 2.8), amor aos irmãos (1ª Ts 4.9) e esperança nas promessas ( 1ª Pe 1.3, 13,21).

5.9 Destinou (gr etheto) é uma palavra muito mais suave do que predestinou (Rm 8.29,30). A iniciativa da nossa salvação da ira de Deus tem origem no seu amor manifestado na morte de Cristo por nós (v 10; Rm 5.8).


Texto áureo: O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo, sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (1ªTessalonicenses 5:23).

Favor ler 1ª Tessalonicenses 5:12-28

O final da epístola ensina qual dever ser o nosso comportamento entre os irmãos, para com todos os homens, em relação a Deus e, por fim na Igreja. Em suma, nossa vida inteira está encerrada nestas curtas exortações. Se é uma questão de regozijar, que seja sempre; de orar, que seja sem cessar; de dar graças, que seja em tudo. A nos permite agradecer ao Senhor mesmo pelas coisas que nos parecem penosas. Orar sem cessar é permanecer em o que será também nossa salvaguarda contra o mal sob todas as suas formas (v.22). Aquele que nos resgatou completamenteespírito, alma e corpo – exige também a santidade de todo o nosso ser (4:3). As manchas do espírito e do coração, embora invisíveis, são tão temíveis como as do corpo. Peçamos ao Senhor, que é fiel, que nos conserve íntegros e compreensíveis, semelhantes a Ele, para o momento da grande reunião. Na verdade, nenhum pensamento é mais apropriado para nos santificar que o do retorno do Senhor Jesus (leia 1ª João 3:3) Esta inestimável promessa se encontra mencionada no fim de cada um dos cinco capítulos desta epístola. Não a percamos de vista. Até que "a graça de nosso Senhor Jesus Cristo" seja com cada um de nós.

93


Nenhum comentário: