“debaixo do alqueire, ou da cama” arcos 4:21). Eles estão dormindo, e a sonolência espiritual é um estado que se assemelha ao sono da morte. E qual é a causa? Geralmente é a falta de sobriedade. Embriagar-se é fazer dos bens terrenos um uso que supera ao que se necessita (ver Lucas 12: 34-46). E quando um homem está adormecido acerca dos
interesses terrenos, como pode desejar o retornoSenhor? Nós, que somos do dia, “não durmamos como os demais” (v.6), “quenão têm esperança” (4: 13), portemor de sermos surpreendidos pelarepentinachegada de nossoSenhor. Voltemos a ler as sérias palavras do Senhor no capítulo 24 de Mateus e no capítulo 13 de Marcos... E façamos comfreqüência esta pergunta a nósmesmos: “Gostaria que o Senhor me encontrasse fazendo o que estou fazendo, ou dizendo ou pensando”?
COMENTÁRIOS
5.2 O Dia do Senhor, é uma fase do AT significando a intervenção divina na história com salvação e julgamento (Js 2.12, 13.6, Sf 1.14; 3.11,16). No NT refere-se à Segunda Vinda do Senhor (Lc 17.24; 1ª Co 1.8).
5.8 A maneira de vigiar para que o dia do
Senhor não nos sobrevenha com “repentina destruição” (v 14) é sermos do dia (5; cf Jo 8.12), sermos sóbrios (desembaraçar-se de todo pecado e peso, Hb 12.1) e vestir-nos de fé no Senhor (Ef 2.8), amor aos irmãos (1ª Ts 4.9) e esperança nas promessas ( 1ª Pe 1.3, 13,21).
5.9 Destinou (gr etheto) é uma palavra muito mais suave do que predestinou (Rm 8.29,30). A iniciativa da nossa salvação da ira de Deus tem origem no seu amor manifestado na morte de Cristo por nós (v 10; Rm 5.8).
Texto áureo:O mesmoDeus de pazvos santifique emtudo; e o vossoespírito, alma e corpo, sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nossoSenhor Jesus Cristo(1ªTessalonicenses 5:23).
Favor ler 1ª Tessalonicenses 5:12-28
O final da epístolaensinaqualdeverser o nossocomportamentoentre os irmãos, paracomtodos os homens, emrelação a Deus e, porfim na Igreja. Emsuma, nossavidainteira está encerrada nestas curtas exortações. Se é uma questão de regozijar, que seja sempre; de orar, que seja semcessar; de dargraças, que seja emtudo. Afénos permite agradecer ao Senhormesmo pelas coisasquenos parecem penosas. Orarsemcessar é permaneceremo que será tambémnossasalvaguardacontra o malsob todas as suasformas (v.22). Aquelequenosresgatou completamente – espírito, alma e corpo – exige também a santidade de todo o nossoser (4:3). As manchas do espírito e do coração, emborainvisíveis, sãotão temíveis como as do corpo. Peçamos ao Senhor, que é fiel, quenos conserve íntegros e compreensíveis, semelhantes a Ele, para o momento da grandereunião. Na verdade, nenhumpensamento é maisapropriadoparanossantificarque o do retorno do Senhor Jesus (leia 1ª João 3:3) Esta inestimávelpromessa se encontra mencionada no fim de cadaum dos cincocapítulos desta epístola. Não a percamos de vista. Até que "a graça de nosso Senhor Jesus Cristo" seja com cada um de nós.
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