segunda-feira, 7 de abril de 2008

1ª CORÍNTIOS PAG. 16

tipo de teste para cada moça ou mulher cristã. É como se o Senhor perguntasse: “Você faria isso por Min?.Você me ama o suficiente para expor a sua obediência e a sua sujeição mediante este sinal exterior, ou vocêpreferência à moda ou à conveniência?”

Por fim, ainda há uma solene realidade que não deve ser esquecida: o mundo invisível dos anjos observa de que maneira os crentes respondem aos pensamentos de Deus (v.10). O que ele têm visto em nossa vida?

COMENTÁRIOS

11.2 As traições (gr pardoseis). A instrução cristã fundamental transmitida oralmente ou por escrito (2Ts 2.15; 3.6; 1Co 15.3)

11.3 O cabeça, i.é., autoridade. Todo. Homens cristãos em particular (Cl 1.18). Mulher. Refere-se às casadas. Cristo, Cf 15.24-28.

11.4-6 Rapada. Como mulheres adúlteras.

11.7-9 O homem é o auge da criação de Deus (Gn 1.26s). Ele manifesta a glória de Deus.

11.10 Dos anjos. Eles abservam e auxiliam os cristãos (Hb 1.14). Véu a esposa protegia sua própria dignidade e mostrava submissão ao marido. Os bons anjos aceitam sua subordinação (Is 6.2; 2Pe 2.4; Jd 6).

11.11 No reino de Deus, homens e mulher são iguais; na natureza, são interdependentes, na sociedade, igrejas e família, a mulher se submete.

11.13-15 No primeiro século os homens usavam cabelo mais curto do que o das mulheres.

11.16 Tal costume. Refere-se ao fato da mulher estar profetizando ou orando no culto sem véu. Paulo apela para princípios. Usar ou não o véu depende do que significa para a época ou sociedade atual.


Texto áureo: Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor até que Ele venha.

(Coríntios 11.26).

Favor ler 1 Coríntios 11:17-34.

Havia divisões entre os irmãos em Corinto, e isso se refletia nas reuniões. Os ricos deixavam os pobres envergonhados e provocavam sua inveja. E mais sério ainda: a ceia estava sendo confundida com ágape (uma ceia de confraternização feita em conjunto na Igreja) e tomada indignamente por muitos. O apóstolo vale-se desta situação para recorda-lhes uma verdade que o Senhor lhe tinha revelado especialmente. A ceia do Senhor é uma santa recordação de Cristo, que se entregou por nós. É uma ceia memorável, que certamente fala ao coração de cada participante, mas também proclama a todos no mundo um fato de essencial importância: Aquele que é Senhor teve de morrer. E nós somos conclamados a anunciar esta morte do Senhor até o Seu retorno. Devemos fazê-lo tal como fomos instruídos, mediante essa linguagem tão nobre e ao mesmo tempo tão simples.

Por fim, esse memorial também fala à consciência do crente, pois a morte de Cristo significa a condenação do pecado. Tomar a ceia sem antes julgar a nós mesmos nos expõe aos efeitos dessa condenação (ainda que somente durante nossa vida neste mundo).

16

Nenhum comentário: