segunda-feira, 7 de abril de 2008

1ª CORÍNTIOS PAG. 25

Texto áureo: Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida somos os mais infelizes de todos os homens (1ª Coríntios 6:20).

Favor ler 1ª Coríntios 15:35-50

Como será o novo corpo que o crente terá na glória? (v.35). A Bíblia não satisfaz a nossa curiosidade. Se eu apresentar ao leitor uma semente desconhecida, não poderá dizer-me quase nada a respeito da planta que dela sairá. Igualmente, quando se uma lagarta repugnante e feia, nem se imagina a maravilhosa e colorida borboleta na qual ela se transformará.

Porém, para assistir aos pequenos milagres da germinação ou da metamorfose, é necessária a morte da semente (João 12: 24) e o sono da crisálida. Do mesmo modo, o redimido que “dormiu” aparecerá vestido do corpo da ressurreição. Que futuro fantástico está preparado para este corpo feito do da terra, mero envoltório da alma! Ressuscitará “na incorrupção”: a morte não terá mais poder sobre ele; “em glória” e “em poder”: não mais sujeito às doenças ou à fraqueza; “corpo espiritual”: definitivamente livre da carne e de seus desejos, instrumento perfeito do espírito Santo. Finalmente será semelhante ao corpo de Cristo ressuscitado, Estes versículos nos dão bastantes e preciosas informações sobre o nosso futuro e mais razões ainda para glorificar a Deus desde agora em nosso corpo.

COMENTÁRIOS

15.35-38 A botânica mostra que a dissolução e a continuidade não são incompatíveis (Jo 12.24). As partes visíveis da semente se decompõem, mas as submicroscópicas resultam em novo corpo

15.39,40 Carne (g sarx). A zoologia demonstra diversos tipos de corpos terrestres. Corpos celestiais. Há diversidades nos corpos destinados ao ambiente celeste (cf diferentes tipos de anjos).

15.42 Paulo continua insistindo na ressurreição corporal. Corrupção. Sujeito a decomposição como o cadáver que sem beleza ou força se destina ao pó (43).

15.44 Natural (gr psuchikon). O corpo humano adaptado somente para a vida neste mundo. Espiritual ( gr pneumatikon). Não que dizer um corpo invisível (puro espiritual), mas um corpo que corresponderá às necessidades da vida espiritual (2 Pe 3.10,13).

15. 46,46 Alma vivente (gr psuhn-zõsan). O corpo psicossomático que Adão recebeu herdado por toda a raça humana. O último Adão. Cristo tornuo-se a fonte da vida espiritual através da Sua obra redentora (hb 2.14s; 5.9).

15.50 Carne e sangue. É a natureza psicossomática do homem, que não é necessariamente pecaminosa (Hb 2.14). Herdar. É uma impossibilidade assim como o peixe não pode viver fora da água.


Texto áureo: Mas transformados seremos todos, num abrir e fecha de olhos ao ressoar da última trombeta ( Coríntios 15: 51-52).

25

Nenhum comentário: