segunda-feira, 7 de abril de 2008

1ª CORÍNTIOS PAG. 23

posto Paulo (2 Co 13.3). Em todos os tempos a autoridade de qualquer mensageiro se comprova pela sua submissão à autoridade dos escritos apostólicos no NT.

14.40 As reuniões de adoração devem ser reverentes, ordeiras, cheias de harmonia e poucas inovações.


Texto áureo: Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens

(1ªCoríntios 15:19).

Favor ler 1ª Coríntios 15:1-19

Ainda havia uma séria questão a resolver: algumas pessoas em Corinto negavam a ressurreição. Paulo prova que é impossível tocar nesta doutrina sem derrubar toda a estrutura da cristã. Se a ressurreição não existe, o próprio Jesus não ressuscitou; Sua obra não recebeu a aprovação de Deus; a morte não foi vencida, e nós permanecemos em nossos pecados. Conseqüentemente, o Evangelho não tem sentido algum, e a nossa é vã. A vida cristã de renúncia e santificação torna-se um absurdo e, de todos os homens, o crente é o mais digno de pena. Bendito seja Deus, pois este não é o caso: “O Senhor ressuscitou!”.(Lucas 24:34). Confrontados com a importância desta verdade, compreendemos por que Deus tomou tanto cuidado para estabelecê-la. Primeiramente pelas Escrituras (vv.34); depois através de testemunhas acima de quaisquer suspeitas: Cefas (Simão Pedro), Tiago e o próprio Paulo; e não somente esses, mas também outros quinhentos irmãos. E, sem dúvida nenhuma, muitos dos nossos leitores, mesmo não O havendo visto com os próprios olhos, têm experimentado que seu Redentor vive (Jó 19:25)

COMENTÁRIOS

15. 1,2 Anunciei (lit “evangelizei”). Perseverais. Aceitar a Cristo é apenas o primeiro passo de uma vida inteira de comunhão.

15. 3,4 Paulo apresenta uma antiga formulação que resume os fatos do evangelho. Recebi, dos outros apóstolos. A crucificação e ressurreição são os fatos centrais. AS Escrituras comprovam que Jesus é o Messias predito no AT (lc 24.25-27). Sepultado. O túmulo vazio confirma a ressurreição corporal.

15. 5-7 As aparições comprovam a ressurreição. Não pretende ser uma lista completa. Cefas. Pedro, em aramaico (Jo 1.42). Cf Lc 24.34. Aos doze. São os apóstolos (lc 24.36ss). Quinhentos. Possivelmente se manifestou a eles na Galileia (cf Mt 28.16ss) ou em Jerusalém. Dormem. A morte, assim denominada na literatura grega e hebraica, ganhou novo significado na ressurreição de Cristo. Tiago. Provavelmente o irmão de Jesus, antes descrente (Jo 7.5; Cl 1.18).

Todos os apóstolos. Cf At 1.4ss).

15. 8,9 A manifestação a Paulo foi a última a ser registrada por ser um ou dois anos após a ascenção. Paulo era um apóstolo autêntico porque viu o Senhor pessoalmente e foi comissionado por Ele (at 22.14).

23

Nenhum comentário: