segunda-feira, 7 de abril de 2008

1ªCORÍNTOA PAG. 8

5.3-5 Paulo pede aos membros executivos a sentença que ele pronunciara, não em segredo, mas em público, numa sagrada solenidade jurídica. Entregue a Satanás... (cf 1 Tm 1.20). Era a exclusão da igreja com sua bênção, privilégios e proteção e devolução ao reino das trevas onde Satanás cruelmente reina (cf Ef 2.12; Cl 1.13; 1 Jo 5.19). A sentença incluiria provavelmente sofrimento e doença física. A excomunhão tem a esperança de produzir arrependimento. Não é punitiva, mas corretiva.

5. 6,7 Fermento. Mal de qualquer tipo. Tem a tendência de se difundir em tudo. A metáfora provém da Páscoa (cf Ex 12.142-20; 13,7; Lc 12.1. Lançai fora. Tolerar o mal na igreja seria compartilhar na culpa do pecado (cf Ap.2.14,20). Cordeiro pascal. Cf ex 12.5;Jo 1.19,36; Ap 5.12. Paulo escreve pouco antes da Páscoa (16.8). Temas pascais se encontram em 10.1ss e 15.20.

5.9-10 Carta. Uma anterior a 1 Coríntios que não temos.

5.10 Idolatria. Primeiro uso da palavra grega. Possivelmente é de origem paulina.

5.11 Não vos associeis (gr sunanamignusthai, v 9 e 2 Ts 3.14). Os cristãos não devem envolver-se com crentes professos que vivem em pecado escandaloso para não diluir o testemunho coletivo (cf Ef 5.3-11; 2Jo 10.s; 2Co 6.17s). Devem associar-se com incrédulos (Jo 17.15; 1 Co 10.27; Mt 5.14s) Não comais, em casa ou outro lugar para que todos possam saber que o pecador está afastado da comunhão (2 Ts 3. 14s) Avarento. Que sacrifica o dever (de família, saúde, Deus) para obter lucro. Maldizente. Usa Linguagem abusiva, mexericada.


Texto áureo: Todas as cousas me são lícitas, mas nem todas convém. Todas as cousas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. (1ªCoríntios 6:12).

Favor ler 1ª Coríntios 6:1-20

Havia ainda outra desordem em Corinto. Alguns irmãos chegaram ao ponto de levar suas diferenças diante dos tribunais deste mundo. Realmente um triste testemunho! O apóstolo censura tanto ao que cometeu a injustiça como ao que não a suportou. Em seguida, cita os vícios característicos dos pagãos e declara solenemente que não é possível se salvo e continuar vivendo na prática do pecado. “Tais fostes alguns de vós. Mas vejam o que Deus fez agora: Ele vos lavou, santificou e justificou”. Será que Deus fez isso para que mais uma vez vocês se sujassem com a podridão deste mundo?.

À exceção do pecado, nada me é proibido...porém, se eu me descuidar, qualquer coisa pode dominar-me (v.12). “O mal não está nas coisas em si mesmas, mas no amor pelas coisas que estão em meu coração”, alguém escreveu.

Os versículos 13 e 20 tratam da pureza. Que estes versículos sejam gravados especialmente no coração do Jovem cristão, pois ele está mais exposto às tentações da carne. O nosso próprio corpo não pertence mais, Deus o comprou – e não esqueçamos o preço que Ele pagou! Com o propósito de nos tornar, para Cristo, um membro de Seu corpo ( v.15) e, para o Espírito Santo, um templo que deve ser santo com o é seu divino Hóspede (v 19).

COMENTÁRIOS

6.1 Outro. Trata-se de outro cristão. Aventura-se. Insulta a dignidade cristã. Os rabinos judeus não permitiam que os problemas fossem resolvidos por tribunais gentios. Injustos....

8

Nenhum comentário: