segunda-feira, 7 de abril de 2008

FILIPENSES PAG.75

honrados (2; C29; 1ª CorÍntios 16:15-18), havia tambémmaus obreirosem relação aos quais era necessário acautelar-se. Estes pregavam a religião de obras, a qual leva o homem a confiar na carne e a se alimentar da consideração dos homens. Mas se alguém possuía títulos humanos que podia fazer valer, esse era precisamente Paulo, judeu que pertencia ao círculo mais elevado, grande respeitador da doutrina judaica e zeloso no que diz respeito à lei... Ele descreve todas essas vantagens como em um grande livro de contabilidade, desenha uma linha debaixo de tudo e escreve a palavraperda”. Do mesmo modo que basta que o sol se levante para fazer desaparece gradualmente todas as estrelas, um único Nome, o de Cristo glorificado, oculta desde então todas as pobres vaidades terrenas de coração humano; elas são contadas não apenas como sem valor, mas comrefugo”. E não é um grande sacrifício renunciar a algo que se considera um monte de lixo. Que o Senhor ensine a nos despojar alegremente - como Bartimeu fez quando lançou fora a sua capa-de tudo aquilo que consideramos para nossa própria reputação e justiça (mas que não é mais que “o Eu consertado e polido” – J.N.Darby). Este é o preço de poder de renuncia, sofrimento e morte, mas também de ressurreição (Mateus 16: 21,24).

COMENTÁRIOS

3.3 Somos a circuncisão. Este título, à luz de Rm 2.25-29 e Cl 2.11, agora passou a pertencer à Igreja como o Povo da Aliança (Gl 6.16), herdando assim as promessas de Deus (cf Rm 9.24-26; 1ª Pe 2. 9, 10). Não é uma circuncisão literal mas interior e espiritual (Rm 2.28,29; Gl 5.2-6).

3.4 Carne. Aqui refere-se a qualquer valor humano, ganho por herança ou esforço, em que o homem não convertido põe sua confiança.

* N. Hom. 3.7-11 Uma mudança de Valores. 1) Renúncia do passado (4-7). 2) Um alvo para o presente 18-10. 3) Uma esperança para o futuro (11).

3.8 Ganhar. No original, tem a mesma raiz que a palavra “lucro” (7). Cristo é agora o único valor para o apóstolo (cf 2.21).

3.10 O poder (gr dunamis). É o poder que Cristo libertou na Sua conquista de morte e que nos dará um corpo glorificado igual ao Seu, na Sua vinda (20,21). Comunhão dos seus sofrimentos. Refere-se à relação íntima entre os sofrimentos de Paulo e os de Cristo (cf 2ª Co 4.10,11). Conformando-me... morte. A morte com Cristo aqui (Gl 2.20) garante a semelhança com Sua ressurreição (Rm 8.29; Fp 3.21).


Texto áureo: Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faça: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Filipenses 3: 131-14).

Favor ler Filipenses 3:12-21

Em geral, os homens que realizam algo importante no mundo são aqueles dominados por uma única paixão. Seja uma questão de conquistar os pólos, de ganhar o prêmio Nobel ou de combater um invasor, sempre se acham homens de ação prontos a

75

Nenhum comentário: