segunda-feira, 7 de abril de 2008

2ª CORÍNTIOS PAG. 30

de intercessão. 2) Produz ações de graça nos que vêem suas orações respondidas. 3) Concede benefício para todos os que oram. Por muitos. Lit “muitas forças”. A tradução de Rutherford, diz: “... Para que haja um oceano de faces erguidas enquanto amplas ações de graça se elevam para Deus a nosso favor pela ação graciosa que Ele nos tem concedido”.


Texto áureo: Fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança (Efésios 13-14).

Favor ler 2ª Coríntios 1: 12-24.

Não era costume de Paulo dizer sim e pensar não (v.17). Os coríntios podiam confiar nele: não havia no apostolo nenhum traço de dissimulação, e ele dava prova de sua sinceridade tanto nos seus atos e no seu cotidiano com na pregação de um Evangelho falsificado (2:17; 4:2). Quão importante isso é! Se um filho de Deus falta com a verdade, os que o observam podem até mesmo pôr em dúvida a Palavra de Deus. Paulo manifestava absoluta retidão tanto em suas relações com o mundo como em suas relações com outros cristãos (v. 12). Afinal, ele não era o mensageiro dAquele que é “o Amem, a testemunha fiel e verdadeira” o Fiador de todas as promessas de Deus? (20: Apocalipse 3: 14).

Os versículos 21 e 22 nos fazem recordar de três características do dom do Espírito Santo: através dEle, Deus nos “ungiu”, ou, em outras palavras, nos marcou como Sua possessão. Finalmente, Ele nos “deu o penhor” de nossa herança celestial, ao nos conceder ao mesmo tempo uma prova inicial dessa realidade e meio para dela desfrutar desde em nossos corações”.

COMENTÁRIOS

1.12 Sinceridade (gr ellikrineia) Refere-se ao processo de sacudir cereais numa peneira para separa-los de toda sujeira ou ao processo de declarar imaculado um artigo após ser examinado à luz do sol. Paulo não receia o exame perscrutador de Deus (Sl 139.23s).

1.13,14 Paulo foi alvo de acusações de ser irresponsável.

1.25,16 Segundo benefício. Outros bons manuscritos têm: “segundo prazer”. Trata-se de duas visitas à igreja de Corinto.

‘1.17 Duas falhas eram atribuídas a Paulo: 1) leviandade ou inconstância; 2) inconsistência. Os artigos definidos que precedem “leviandade”, “sim” e “não” indicam que Paulo está citando o que se falava dEle.

1.19 Silvano. O companheiro de Paulo, denominado Silas em Atos. Sempre... sim.
Da integridade de Cristo e do evangelho, Paulo argumenta sua própria sinceridade.

1.20 Todas as promessas do AT feitas a respeito de Cristo foram cumpridas. Amém significa “sim”, “de fato” (cf Ap 1.7).

1.21,22 Muito mais séria que a inconstância nos planos (15-19) é a leviandade na fé. Deus, por intermédio do Espírito, segura os crentes por Ele ungidos. Penhor. É o sinal que garante o pagamento total no futuro (Ef 1.14n).

1.23 Paulo mudou de plano apenas para evitar experiências amargas e aplicação da vara

30

Um comentário:

Pr. Cleilson disse...

Faltou o comentário de 2Co 1.1-11.