domingo, 6 de abril de 2008

TITO ANÁLISE PAG.116

Epistola de Paulo a

Tito

Análise

Paulo saúda a Tito, seu delegado apostólico junto às igrejas de Creta, afetuosamente, como “verdadeiro filho, segundo a fé comum deles”. Ele associa seu próprio apostolado com a promoção da “fé que é dos eleitos de Deus e pleno conhecimento da verdade” (1.1-4).

Paulo havia partido de Creta a fim de reformar a uma igreja fraca e corrupta. Ele escreve essa carta a fim de reafirmar os objetivos que ele treria de promover (1.15). Isso requer liderança de anciãos qualificados, nas congregações (1.6-9), e para tratar de influências perniciosas do legalismo e da tendência de transformar tudo em mito, conforme se encontra no Talmude e nos Midrashins (1. 10-16).

Em vista desses problemas, Paulo esboça áreas específicas da responsabilidade moral cristã para o ministério de Tito junto a cada grupo e classe, livres e escravos, a fim de que possam cumprir as obrigações da verdadeira fé (2. 1-10; 3.1,2). Em duas belas passagens, Paulo relembra a Tito sobre importantes aspectos do evangelho. Na primeira (2.11-15) ele explica a necessária relevância da graça salvadora de Deus em Cristo para o comportamento cristão. Na segunda (3.3-7) ele apresenta um testemunho humilde sobre o que Deus fizera em sua própria vida por intermédio de Cristo, e que também pode fazer na vida do mais vil cretense que vier a confiar nele. Ele exorta acerca da pregação do evangelho e de como se deve evitar discussões com os legalistas judaicos (3. 8-11). Paulo encerra com duas solicitações (3. 12-15).

Autor

Não se pode ter certeza de onde foi que Paulo escreveu sua epístola a Tito. Provavelmente, Paulo estava em algum lugar da Ásia (Éfeso?), em cerca de 63 d.C., pra onde fora, tendo vindo de Roma, depois que foi solto de seu primeiro aprisionamento. Partindo para o oriente, ele deixou Tito em Creta. Enviou esta epístola. E provavelmente por meio de Zenas e Apolo, que talvez estivessem a caminho de Alexandria. Não existe lingüística interna que dê apoio conclusivo às afirmativas que dizem que essa carta não é genuína; pelo seu conteúdo encontramos toda razão para crer que ela é autêntica. Deve ter sido escrita mais ou menos no verão do ano de 65 d.C., pouco antes de 1ª Timóteo.

Tito é um proeminente jovem cristão associado com Paulo. Alguns suspeitam que ele era irmão de Lucas. Ele é usualmente considerado como o Tito de Gálatas 2, um crente gentio da igreja de Antioquia (da Síria) que se tornou o que serviu para testar a questão da controvérsia sobre a circuncisão na conferência de Jerusalém, em cerca de 48 d.C. Posteriormente, Tito prestou um precioso serviço a Paulo, reconciliando a igreja de Corinto, dividida pela dissensão. Assim é quer ele veio a ajudar aos crentes cretenses como um líder e experimentado.

Extraído da Bíblia Shedd

116

Nenhum comentário: