domingo, 6 de abril de 2008

TITO PAG.117

Texto áureo: Por essas cousas, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as cousas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi (Tito 1:5).

Favor ler Tito de 1:1-16

Na epístola a Tito, voltamos a encontrar os mesmos temas que nos ocuparam na primeira epístola a Timóteo: a boa ordem na igreja, a sã doutrina contrastando com aquela dos falsos mestres e seus efeitos na conduta dos crentes. Paulo instruiu Tito que escolhesse e constituísse presbíteros (no plural) em cada igreja (Atos 14:23). Isto está longe do princípio de tantas igrejas nas quais um homem ocupa essa função, e a tem como se fosse um cargo hierárquico. Dignidade, sobriedade, hospitalidade e domínio próprio são as características morais indispensáveis a um bispo (a mesma pessoa também é chamada de presbítero ou ancião). Não é lisonjeiro o retrato dos crentes feito pelos seus próprios profetas e confirmado pelo apóstolo. Essas características marcantes do homem natural não são apagadas com a conversão. Alguns ainda permaneciam mais inclinados à mentira, outros à preguiça ou ao orgulho. Cada filho de Deus deve aprender a conhecer as suas próprias tendências e, com a ajuda do Senhor, vigiar, a fim de que elas não se manifestem. Outra delas é a insubordinação! Esta se manifestou nos filhos para com seus pais final do (v.6 ) e pode desenvolver-se, mais tarde, em rebelião contra todo o ensinamento divino (v.10). Mas Deus não reconhece as obras de quem não se sujeita à autoridade de Sua Palavra (v.16).

Que de Ti nada possa apartar-me

E se de novo, Senhor Jesus,

Em minha fraqueza voltar a desviar-me

Faça com que logo eu volte para Tua Luz..

COMENTÁRIOS

1.1 Eleitos. No AT, o termo designar a escolha de Israel e sua missão no mundo; no NT, designa os crentes em Cristo (Rm 8.33; Cl 3.12; 2ª Tm 2.10; 1ª Pe 1.1).

1.3 Tempos devidos. Paulo nos ensina, em Gl 4.4; Rm 5.6; Ef 1.10 e no seu argumento nos caps 1-3 de romanos, que a encarnação de Cristo veio no momento exato e mais oportuno. A História não é produto do acaso. Cf Mc 1.15, “O tempo está cumprido”, designando um plano preciso.

1.4 De Deus Pai e de Cristo Jesus. Como é comum nas saudações das epístolas de Paulo, Cristo e Deus são colocados no mesmo plano, na mesma cláusula gramatical, indicando a divindade de Jesus Cristo.

1.5-9 As qualidades do bispo são semelhantes às de 1ª Tm 3.1-13.

1.7 Qualidades negativas: arrogante, egocêntrico, inflexível; irascível, mergulhado em paixões baixas; dado ao vinho, inteperante; violento, disposto a golpes; cobiçoso, especialmente o mal de mercadejar com a própria fé, 1ª Tm 6.5; 1ª Pe 5.2; 2ª Co 12.16-18; Jo 12.6.

* N. Hom. 1.9 Apegado à Palavra. 1) A maneira errada: a) com a mentalidade judaizante (“

117

Nenhum comentário: