domingo, 6 de abril de 2008

2ª TIMÓTEO PAG. 110

Texto áureo: Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste com e com amor que está em Cristo Jesus. Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós (2ª Timóteo 1: 13-14).

Favor ler 2ª Timóteo 1:1-12

Esta segunda epístola, muito diferente da primeira, enfoca um tempo de ruína em que o apóstolo, prisioneiro, ao final de sua carreira, assiste à rápida decadência do testemunho pelo qual tanto havia trabalhado. Mas Deus velou-se desses progressos do mal, visíveis no tempo dos apóstolos, para nos dar esta carta, que mostra o caminho a seguir e os recursos da nostempos difíceis”, como são os nossos hoje em dia (3:1). Tenha ânimo escreve Paulo a seuamado filho”, não te deixes assustar! O Que possuímos está fora do alcance do inimigo; está protegido pelo poder de Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Este permanece um Espírito de poder, amor e conselho e “habita em nós” (v.14; João 14: 17).

Nosso Salvador Cristo Jesus” não mudou. Sua vitória sobre a morte foi lograda para a eternidade (v.10). Toda a fonte exterior de ajuda fracassa e a é elevada a descansar no Senhor (v.12; Salmo 62:1). A fidelidade de cada um é colocada à prova não quando tido vai bem, mas quando tudo vai mal (ver Filipenses 2:22). Na adversidade, muitos abandonaram o apóstolo (v.15), enquanto um devotado irmão, Onesíforo, o visitou na prisão. Este fazia parte daqueles misericordiosos a quem será concedida misericórdia (v. 16; Mateus 5:7 e 25: 36b).

COMENTÁRIOS

1.1 Promessa da vida. Esta é a qualificação do apóstolo e o funcionamento do seu apostolo. Vida... em Cristo. Termos inseparáveis na cartas do apóstolo Paulo, como em Gl 2.20. A vida começa com Cristo já np presente, cf v 10 e 1ª Tm 4.8.

1.2 Amado. Uma emoção intensificada pela firmeza e pela fidelidade de Timóteo. Cf Fp 2.20-22; 1 Tm 1.15; 4. 11,16.

1.3 Desde os meus antepassados. Isto fornece evidência de que a fé cristã emergiu do judaísmo, e que há uma relação natural entre as duas religiões. Em Rm 7.12, por exemplo, exala-se a santidade da lei. A fé cristã complementa e não contradiz a religião judaica.

1.6 Reavives o dom (gr charisma, “dom gracioso” significa “fazer o fogo subir com vida”, “reavivar”. Timóteo tinha que permitir que o dom, dado pelo Espírito Santo na hora da sua ordenação ardesse no seu íntimo.

*N.Hom. 1.7 A tríplice graça que o pastor recebe: 1) Poder – caráter para saber exercer autoridade sem arrogância. 2) Amor - traz equilíbrio ao poder. 3) Moderação – gr sõphronismos – saúde mental”, “sobriedade”. Assim, o pastor é mestre de si e do rebanho.

1.10 Destruir (gr katargeõ). “Tornar importante, ineficaz”. A morte perdeu sua capacidade de ser o ponto final na vida humana.

1.12 Depósito. Uma metáfora bancária. Aos crentes são confiados o ensino de Jesus (1ª Co 3.12-15) e a herança eterna (At 20.32). Aquele Dia. É o Dia do Senhor, 1.18; 4.8;2ª Ts 1.10.


110

Nenhum comentário: