segunda-feira, 7 de abril de 2008

2ª CORÍNTIOS PAG. 39

8.14 Os corintios tinham mais abundância que os macedôneos. Paulo lembra que no futuro os crentes judeus (os destinatários da coleta) poderão suprir alguma necessidade dos corintios (cf Rm 15.27).Igualdade. Não necesáriamente em quantidade de pose, mas que toods os crentes devem ficar igualmente livres da miséria e fome.

8.16,17 O amor profundo de tito para com os coríntios juntou-se com o apelo de Paulo. Desse modo, ele partiu voluntáriamente.

8.18 O irmão. Não é possível determinar quem acompanhou Tito.

8.20 A conveniência de ter irmãos eleitos pelas igrejas (19) para serem responsáveis pela segurança da coleta é óbvia; especialmente em face das acusações irresponsáveis contra a honestidade de Paulo. Evitando (gr stellomenoi). É uma metáfora naval. Muda-se a direção das velas para escapar-se dos inimigos. É a maneira de proceder honestamente diante dos homens (21). Generosa dádiva (gr hadrotes). Só é usada aqui no NT. Indica que Paulo espera uma oferta significativa.

8.22 Nosso irmão. Desconhecido como aquele do v 18. Alguns peritos sugerem que foi Tíquico (At 20.4; Ef 6.21; Cl 4.7).

8.23 Mensageiros (gr apostolo). Não no sentido técnico do NT (cf Fp 2.25). Poucos irmãos são escolhidos como apóstolos de suas igrejas, mas todo crete pode refletir a glória de Cristo (3.18)


Texto áureo: Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra

(2ª Coríntios 9:8).

Favor ler 2ª Coríntios 9:1-15.

Para não termos muitas perdas no dia da colheita, semeemos – ou melhor, demos – abundantemente durante a atual estação de semeadura (v.6; Lucas 6:38; Deuteronômio 15;10). O que Deus puser em nosso coração, façamos, e façamos alegremente. O que guardamos para nós mesmos não nos enriquecerá, e o que demos não nos empobrecerá jamais (Provérbios 28:27). A graça de Deus nos assegurará a provisãosempre, em tudocomampla suficiência” (v.8). Os versículos 11 a 14 nos lembram de que a generosidade desinteressada produz, nos que são ajudados, ações de graças a Deus e orações a favor dos ajudadores. Começando com um assunto que poderíamos julgar secundário, ou seja o se dar aos outros, o apóstolo dirige nosso pensamento para os mais gloriosos temas: a humilhação do Senhor (8:9); e o dom inefável de Deus (v.15). Aprendamos a passar dos pequenos fatos da vida cotidiana para as profundas verdades de nossa . Uma simples refeição, uma reunião familiar, um presente dado ou recebido com amor são oportunidades para dar graças a Deus e pensar no dom por excelência:aquele que o Deus de amor enviou ao mundo (João 3:16).

COMENTÁRIOS

9.1 Desde que Paulo acaba de abordar o assunto da contribuição no cap 8, alguns acham que o cap. 9 seria uma exortação separada dirigida a todas as igrejas Da Acaia (2). Corinto era a principal.

39

Nenhum comentário: