segunda-feira, 7 de abril de 2008

COLOSSENSES PAG. 84

ticos. Finalmente, para cada uma de nossas palavras ou ações, uma dupla pergunta nos provará sua qualidade: “Posso dizer ou fazer isto em Nome do Senhor Jesus?” Posso dar graças a Deus Pai por isso?

COMENTÁRIOS

3.8-10 A imagem de Deus (cf Gn 1.17) é recriada no crente pela aplicação da obra de Cristo na vida. Nós podemos despejar o “velho Homem” somente porque Cristo despojou o “corpo da carne” (2.11) e os “principados e potestades” (2.15).

3.10 Do novo homem é a personalidade de Cristo criada no crente pelo Seu Espírito )Gl 2.20). Desta forma é recriada a imagem de Deus na qual Adão foi originalmente criado (Gn 1.27). O pecado desfaz a imagem; a nova vida compartilhada por Cristo (o Segundo Adão e perfeita imagem de Deus).

*N.Hom. 3.11-17 Quando Cristo é tudo: 1) As divisões desaparecem (v 11); 2) As mais apreciadas qualidades aparecem (v 12); 3) A compreensão e perdão têm êxito (13); 4) O amor une a todos (v 14) 5) A paz e a gratidão dominam o coração (v 15; 6) A vida se torna exemplar aos outros (v 16); 7) Deus é plenamente glorificado (v 17).

3.12 Eleitos... santos e amados. “Estes três temos são transferidos da Velha aliança para a Nova, do Israel segundo a carne ao Israel segundo o Espírito” (Lightfoot).

3.17 Em nome do Senhor Jesus. Este versículo deve ser comparando com a exortação aos escravos (vv 23,24). A frase significa falar e agir como os que levam o nome digno de Cristo, assim como o filho é reconhecido pelo nome do pai.


Texto áureo: Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um (Colossenses 4:5-6)

Favor ler Colossenses 3:18-25; 4:1-6

Os vv.10-11 do capítulo 3, assim como a passagem de Gálatas 3:27-28, anulam toda a diferença entre as criaturas de Deus para manter apenas a distinção fundamental entre o velho e o novo homem. Mas aqui o cristão, em quem coexistem estas duas naturezas, é considerado em seus relacionamentos com os outros e ao mesmo tempo com o Senhor. Em contraste com o restante da epístola, onde temos de ver com Cristo (nossa vida), aqui Ele é chamado “o Senhor”, com vistas enfatizar Seus direitos e Sua autoridade. Crianças, esposas, maridos, servos ou senhores, cada um tem o seu lugar e, à sua maneira, serve “a Cristo o Senhor”. Qual deve ser nossa atitudepara com os que são de fora”? Primeiro, devemos andar sabiamente, refletindo a verdade. Logo, nossa linguagem deve ser cheia de graça e firmeza, adaptada às circunstâncias e condições das pessoas envolvidas. Finalmente, devemos orar (v.3). Paulo pede orações para si mesmo. E notemos que não é a porta da prisão que ele queria ver aberta, mas sim a do Evangelho. Os versículos mencionados acima correspondem a Efésios 5:22 e 6:9. Nestas passagens “é muito belo ver de maneira o divino ensinamento entra em todos os detalhes da vida e exala o perfume de sua perfeição sobre todos os deveres e todas as relações (J.N.Darby).

84

Nenhum comentário: