segunda-feira, 7 de abril de 2008

EFÉSIOS PAG. 60

Texto áureo: Porque pela graça sois salvos, mediante a ; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos

feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas (Efésios 2:8-10).

Favor ler Efésios 2:1-10

Em poucas palavras, os vv.1 a 3 descrevem a nossa trágica condição de outrora. Comofilhos da ira”, andávamos segundo o mundo, segundo o seu príncipe e de acordo com os nossos culpáveis desejos. Mas Deus interveio (v.4). Seugrande amor” superou tal cena de miséria. Ele vivificou os que estavam mortos espiritualmente. Ressuscitou-os e, ainda mais, fê-los assentar em Seu próprio céu, o mesmo lugar onde Cristo está sentado (v.6;1:20). Estar morto em seus pecados ou assentado nos lugares celestiais: nãoposição intermediária. Qual é a sua posição? Os vv.8 a 10 revelam, por um lado, a inutilidade de nossas obras para a salvação e, por outro, o plano da obra de Deus;”somos feitura dele”. Mas o fato de estarmos assentados nos lugares celestiais nos dispensa de toda a atividade da terra? Muito pelo contrário! Ao sermos salvos pela graça, fomos criados de novo (4: 24), como ferramentas feitas para um uso específico: as boas obras que esse Deus de bondade (v.7) preparou de antemão para o nosso caminho (Salmo 100: 3; 119: 73). Não que ele tenha necessidade de nosso trabalho, senão que quer a nossa consagração. Finalmente, nunca deixemos de Lhe pedir a cada manhã: “Senhor, mostra-me o que Tu mesmo tens preparado hoje para mim e conceda-me a Tua ajuda para cumpri-lo” (Hebreus 13:21).

COMENTÁRIOS

2.1 Mortos(v.5). A morte espiritual tem vários sentidos: 1) em Adão (Rm 5.12; vd nota); 2) em delitos e pecados (cf Cl 2.13) que acabam na segunda morte (Ap 20.6,14); 3) com Cristo, quando Ele morreu (Gl 2. 20; Rm 6.8; Cl 2. 20); 4) no batismo (Rm 6. 4; 2.12); 5) numa experiência contínua (Rm 6.11; Cl 3.5) De qualquer forma, não é a doença mas a morte que nos diz respeito. Essa é a razão por que dependemos completamente dAquele que nos pode dar nova vida (v.5).

2.2 Príncipe. Satanás, que desde a queda de Adão domina o mundo de homens e espíritos em rebelião contra Deus (Jo 12.31). Ar. Usando como metáfora: a atmosfera ou o ambiente do século.

*N.Hom. 2.1-10 A Magnitude do dom de Deus (v8). 1) Dá nova vida aos mortos – condição irreparável (vv 1,5,6). 2) concede rica misericórdia aos rebeldes (vv 2-4). 3) Oferece livre graça (salvação ou favor imerecido) aos perdidos (Filhos da ira). Não é nada mais, nada menos do que o Seu grande amor e a suprema riqueza da sua graça que mostraria uma bondade tão infinita.

2.7 Séculos vindouros. É na eternidade depois da segunda vinda.

2.8 Mediante a fé. Fé é meio, caminho ou canal. Não é uma “obra” mais um dom. “Se respiramos é porque a vida foi respirada dentro de nós”. (Simpson).

2.10 Boas obras. Só são possíveis depois de sermos criados de novo pelo Espírito de Cristo (2ª Co 5. 17; Gl 5. 22-25). Antemão. Confere a glória a Deus.

60

Nenhum comentário: