segunda-feira, 7 de abril de 2008

GÁLATAS PAG. 49

Favor ler Gálatas 2: 1-10

O relato que Paulo nos faz das circunstâncias de seu apostolado completa aquilo que sabemos dele do livro de Atos. Quando o Senhor confiou a Pedro a pregação do Evangelho aos judeus, Ele escolheu Paulo para pregar o mesmo Evangelho aos gentios (v.8). O seu encontro com os demais apóstolos não podia anular em chamado recebido do Senhor. Contudo, Paulo levou tão a serio a recomendação que eles lhe fizeram de lembrar-se dos pobres que isto chegou a ser, indiretamente, o motivo de seu encarceramento em Jerusalém (Atos 24: 17). O que aprendemos dessas relações dos apóstolos entre si? Que devemos estimar o serviço dos demais e cuidar para não irmos além do nosso, senão cumpri-lo sem desfalecer e sem fazer acepção de pessoas (v.6).

O livro de Atos confirma o quanto foi difícil para os primeiros cristãos de origem judaica se desligarem dos mandamentos: circuncisão e observância da lei. Foi realizada uma conferência em Jerusalém para tratar dessas questões (Atos 15). Mas Satanás não renuncia prontamente a uma arma da qual se valeu com algum sucesso. Por sua vez, os gálatas, embora não sendo judeus haviam caído nessa armadilha, e Paulo se esforça em mostra-lhes o terrível perigo que isso envolvia.

COMENTÁRIOS

2.1 Catorze anos: Não se sabe se são contados a partir da sua conversão ou da sua primeira visita (1.18). Parece corresponder com a visita de socorro de At 11.29,30 (cf v 10). Tito não é mencionado em Atos. Não sabemos, portanto, quando foi convertido, ainda que possamos pensar ser ele fruto do ministério de Barnabé e Paulo em Antioquia da Síria.

2.4 Falsos irmãos. São os judaizantes (cf At 15.1), judeus que tinham aceito o batismo cristão, mas no fundo permaneciam “legalistas militantes” e que só foram abafados no concílio de Jerusalém (At 15).

2.6 Nada me acrescentam. O propósito de Paulo ao apresentar o seu trabalho às “colunas” da igreja em Jerusalém não era porque tinha dúvidas quanto à aprovação divina, mas porque queria unir os dois ramos da Igreja (8) com a benção dos líderes de Jerusalém. Notemos que Paulo aceitaria rompimento com a Igreja antes de submeter-se a doutrina falsa (4,5) Repare esta mesma atitude nos reformados do século XVI.

2.10 Dopis pobres (cf At 11.29-30); 24.17; 1ª Co 16. 1-3; 2ª Co 8.1-15). O cristianismo tem sua dimensão social. O amor prático dentro da família de Cristo é uma demonstração de uma relação vital com Ele (Jo 13.35; 1ª Jo 3.17).


Texto áureo: Logo, não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que agora tenho na carne, vivo pela no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim (Gálatas 2:20).

Favor ler Gálatas 2:11-21

Em que consiste a gravidade desse retorno à lei? Por que Paulo o toma tão seriamente a ponto de reprovar Pedro publicamente por sua atitude equivocada? (vv.11-

49

Nenhum comentário: