segunda-feira, 7 de abril de 2008

2ª CORÍNTIOS PAG. 42

Eles eram menos espirituas que os efésios, que provaram “os que a si mesmos se declaravam apóstolos e não são” (Apocalipse 22) e os acharam mentirosos. Muitos cristãos corem o mesmo risco que os coríntios, porque, no fundo, consideram o verdadeiro cristianismo demasiado exigente. Contrariamente, um evangelho que exalta o homem e que conceda lugar à carne será muito bem aceito. Por trás desses obreiros enganadores, o apóstolo desmascara Satanás, o senhor deles. Outrora um resplandecente querubim (Ezequiel 28:12-14), Satanás ainda sabe como transformar sua aparência a fim de enganar os homens com sua Astúcia, tal com fez com Eva (vv3 e 13). E ele é muito mais perigoso quando se apresenta como a sutil serpente do que quando nos ataca de frente como um leão que ruge (1ª Pedro 5:8). Acabaremos com suas armadilhas apegando-nos firmemente à Palavra de Deus.

COMENTÁRIOS

11.1 Muita loucura. Paulo detestou a necessidade de apresentar suas credenciais. Foi forçado a isso para manter a dignidade de Cristo.

11.2 Zelo. O ciúme de Deus para com Sua noiva, Israel, se destaca no AT (cf Is 54.5; 62.5; Os 2.19-20). Paulo, o “amigo do noivo”, (cf Jo 3.29) tinha a responsabilidade de garantir a castidade e pureza da noiva (3) até ao casamento. O crente fica desposado única e exclusivamente com Cristo.

11.4 Outro Jesus. Não outro Cristo. Os hereges concordavam que jesus era o Messias. Sua interpretação, entretanto, da vida, morte e ensino de Jesus contrariava fatalmente a doutrina de Paulo (Gl 1.8).

11.5 Tais apóstolos. Lit”super-apóstolos”. Quaisquer que forem suas credenciais, aqueles que carecem de uma comissão direta de Cristo não passam de falsos apóstolos. Estes eram autocomissionados (13).

11.6 Falto. Traduz a palavra idiotes, sem instrução formal (não quer dizer “estúpido” ou “insensato”). Paulo era suspeito porque não foi discípulo de Jesus na Sua vida humana na Palestina (At 1.21s).

11.7 Humildemente. Cf Fp 4.12, onde Paulo descreve com a mesma palavra grega sua atitude frente às ofertas das igrejas.

11.8 Despojei (lit “roubei”). Está seguindo o princípio proclamado por Jesus (Lc 10.7) e que ele mesmo mandou (Gl 6.6). Paulo só aceitava ofertas das igrejas depois de ir embora delas.

11.9 Fiz pesado. Representa uma palavra metafórica e rara no grego. Trata-se de um peixe que paraliza sua vítima antes de devorá-la. Assim procediam os mestres falsos.

10.10 Acaia. A província no sul da Grécia onde Corinto se situava.

11.12 Iguaus a nós. Os mestres que pertubavam os coríntios queriam muito que Paulo aceitasse sustento dessa igreja, colocando-se assim em pé de igualdade com eles.

11.14 Anjo de Luz e a metáfora bíblica que muitas vezes se refere à natureza divina na Bíblia. Não se deve estranhar que Satanás apele para as consciências de suas vitimas, iludindo-as a respeito da justiça.a

11.15 Seus próprios ministros. Provavelmente Paulo negaria que ao judaizanrtes fossem crentes reais. Há casos de crentes que, sendo iludidos, servem ao diabo.


42

Nenhum comentário: