segunda-feira, 7 de abril de 2008

1ª CORÍNTIOS PAG. 2

criou mais uma facção. Apolo,cf At. 18.24. Crispo, Gaio, Estéfanas. 16.15; At 18.8; Rm 16.23. Batizados. Em nome de alguém implicava que pertencia e seria fiel a essa pessoa. Paulo não permitia “paulinistas”.


Texto áureo: Diz o insensato no seu coração: Não há Deus

(Salmo 14:7).

Favor ler 1ª Coríntios 1: 17-31

Para nós que somos salvos”, a palavra da cruz é o poder de Deus. Mas para as demais pessoas é tão somente loucura. Todo o significado da cruz (a morte de um Justo exigida pela justiça de Deus, o perdão gratuito para os pecadores, o renunciar a si mesmo) são verdades que conflitam com a razão humana. Se, por outro lado, fora oferecidos milagres e obras espetaculares, o requisito de um nobre ideal e um código moral que exige muitos esforços... bem, esse será o tipo de religião não choraminguem. Mas oh! O versículo 18 classifica todos os sábios, todos os escriba e inquiridores, em resumo, poderosos intelectuais deste e dos demais séculos sob a mesma e espantosa designação “os que se perdem”.

É fato que entre os redimidos do Senhor nãomuitos sábios, poderosos ou nobres (v. 26), pois estes têm mais dificuldade de tornar-se “como crianças”(Mateus 18:3, 11:25). Para Se glorificar, Deus escolhe o que é fraco, vil e menosprezado – e é essa a opinião que o mundo tem sobre os cristãos. Mas que importa seu próprio valor, uma vez que estão em Cristo e para eles Cristo se tornou tudo: poder, sabedoria, justiça e redenção (vv.24 e 30)?

COMENTÁRIOS

1.17 Batizar. Não requer dons especiais; os subordinados cuidaram desse rito (At 10.48; Jo 4.2).

1.18 Poder (gr. dunamis). Cf Rm 1.16. O evangelho não somente informa, mas transforma pela ação do Espírito (At 1.8; Jo 4.1)

1.19 Sabedoria. Não todo o conhecimento secular, como tal mas somente as idéias filosóficas e religiosas que negam o verdade de Deus serão anuladas.

1.20 Sábio. Havia dois tipos: 1) O escriba (interprete da lei judaica, Mt 5.29) e 2) O inquiridor (filósofo grego).

1.21 Pregação (gr kerugma). A mensagem e sua proclamação pública aos não convertidos. A salvação depende da revelação, não da razão somente. Crêem. No gr é presente contínuo, i.e., habitual.

1.22,23 Os judeus esperavam um Messias com poderes sobrenaturais (Jo 7.31), não alguém que seria amaldiçoado por Deus (Gl 3.13). Os gregos escarneciam de uma divindade que não tinha nem a sabedoria, nem o poder para salvar de tal morte.

1.24,25 Sem loucura e a fraqueza da crucificação, não poderia ter havido a sabedoria e o poder da ressurreição e os inumeráveis benefícios oriundos dessa.

1.26,27 Vocação (gr klesis). Cf 1.2,9. Não muitos. Portanto alguns.

1.28 Coisas . Enfatiza a insignificância das pessoas. Os pobres não são necessariamente mais receptivos ao evangelho. Há mais pobres e Deus os chama para frustrar o orgulho hu-

2

Nenhum comentário: