segunda-feira, 7 de abril de 2008

FILIPENSES - ANÁLISE

EPISTOLA DE PAULO AOS

FILIPENSES

Análise

Esta é uma das mais pessoais cartas de Paulo. Para ver isso basta notar a freqüência da primeira pessoa do singular por toda a epístola. O apóstolo estava escrevendo para um grupo de amigos a quem ele amava profundamente. Esta epístola não se presta facilmente para um esboço sistemático. Na carta, a preocupação de Paulo por aqueles crentes transparece claramente. Ele lhes escreve não tanto na posição de apóstolo que estabeleceu a igreja cristã de Filipos, mas antes, como seu pai em Cristo. Essa diferença é evidente desde a saudação: não “Paulo, apóstolo...”, a introdução costumeira, mas antes, “Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus...”

A nota dominante dessa breve carta é a alegria. Isso ainda é mais notável em vista do fato de que Paulo escrevia quando estava aprisionado. As circunstâncias imediatas que circundam um crente não são os fatos que deveriam determinar sua atitude para com a vida.

As notas gêmeas da humildade e da preocupação pelos outros também são bem evidentes. Em vista daquilo que Cristo fez, não há espaço para o orgulho na vida do filho de Deus. Em face do grande exemplo de Cristo. Seus seguidores não ousam ser egoístas.

Essa carta tem pouco de teologia no seu sentido usual. Uma exceção notável, entretanto, é a grande passagem sobre a humilhação e exaltação de Cristo (2.5-11). Similarmente, a carta pouco contém no tocante a instruções éticas e específicas. Advertências breves e agudas lampejam a respeito de certos indivíduos que tinham provocado tantas dificuldades a Paulo em outros lugares (3.2), mas não há qualquer refutação dentro da igreja.

Autor

Atualmente esta epístola é quase universalmente aceita como carta que saiu das mãos de Paulo. Foi escrita da prisão, ainda que a localização dessa prisão na tenha sido fornecida. As possibilidades que têm sido sugeridas são Roma, Cesaréia ou Éfeso. A posição tradicional diz que Paulo escreveu essa epístola em Roma. Os argumentos em prol desse ponto de vista continuam sendo mais convincentes que aqueles que defendem Cesaréia ou Éfeso como lugar de escrita. Se situarmos a escrita dessa epístola perto do término desse seu aprisionamento, a data será cerca de 62 d.C.

Extraído da Bíblia de Shedd.

Nenhum comentário: