segunda-feira, 7 de abril de 2008

2ª CORÍNTIOS PAG. 36

noites de sofrimento sem dormir.

6.7 Ofensivas... defensivas. Devemos conquistar para Cristo enquanto nos defendemos do inimigo (cf Ef 6.16s).

6.8 Desonra (gr atimia). Perder os direitos de cidadão.

6.10 Enriquecimento. São bênçãos espirituais, não materiais.

6.12 Afetos (grsplagchna). São os órgãos superiores do tronco, incluindo o coração, fígado pulmões. É o centro das emoções

6.14-7-2 Muitos eruditos modernos acham que este parágrafo está fora de lugar. Seria uma falha da carta perdida mencionada em 1ª Co 5.9? Todas as perguntas dos vv 14-16 exigem uma resposta negativa. Não deve haver nenhuma ligação permanente entre o crente e o mundo controlado pelo diabo que comprometa na luta contra Deus. Na dinâmica das vida cristã, qualquer ligação com incrédulo que tende a diminuir o amor ou mudar a direção da peregrinação para Deus é um jugo desigual (1ª João 2.15; Dt 22.10).

6.15 Malígno. (gre Belial). “Sem nenhum valor”. Nome antigo de Satanás.

6.16 Santuário. O templo cristão equivale ao corpo de Cristo.

* N. Hom. 7.1 Harmonia com Deus. 1) Seu incentivo; as promessas (6.16b-18). Sua condição: separação de toda imundícia contaminadora. 3) Seu aumento: maior santidade no crescente reconhecimento da Sua grandeza.


Texto áureo: Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz a morte (2ª Coríntios 7:10).

Favor ler 2ª Coríntios 7: 2-12.

O amor de Cristo impulsionava Paulo em relação aos coríntios. Esse amor continuava tão verdadeiro e tão grande como quando ele escreveu sua primeira e severa carta. Nunca esqueçamos que aqueles que nos reprovam e nos advertem com mais severidade são geralmente os que mais nos amam (Apocalipse 3:19).

A igreja tinha julgado o mal que havia no meio dela; tinha demonstrado que era reta e limpa (v.11): se ela tolera algum terrível pecado, fez isso na ignorância e na negligência. Contudo, os coríntios precisaram humilhar-se por não terem vigiado, permitindo assim que semelhante mal aparecesse no meio deles, sendo contristados segundo Deus.

O versículo 10 nos mostra que o simples pesar, a vergonha e o remorso não são sinônimos de arrependimento. Este último consiste em julgar os nossos pecados da mesma maneira que Deus os julga, em, reconhecer o mal e abandoná-lo, não importa se os atos tenham sido cometidos antes ou depois da conversão (Provérbios 28:13). O arrependimento é o primeiro fruto da . Ser contristado segundo Deus é, pois, motivo de alegria (v.9). Será que você, leitor querido, experimentou o verdadeiro arrependimento?

COMENTÁRIOS

7.6 Tito, voltando de Corinto, encontrpou-se com Paulo na Macedônea (norte da Gécia). Tito informou-lhe que a igreja melhorara.

7.8 Contristado com a carta. Refere à chamada “carta severa” (2.3,4). Essa carta está per-

36

Nenhum comentário: