domingo, 6 de abril de 2008

1ª TIMÓTEO PAG.105

car - se a todas as partes do culto: à leitura, à exortação, ao ensino, v13.


Texto áureo: [Que a viúva] seja recomendada pelo testemunho de obras, tenha criado filhos, exercitando hospitalidade, lavando os pés aos santos, socorrido a atribulados, se viveu na prática de toda boa obra (1ª Timóteo 5:10).

Favor ler 1ª Timóteo 5:1-16

Em nosso relacionamento com outros cristãos, podemos servir-nos dos vínculos da família como nosso exemplo: “pai...irmãos...mãe ...irmãs (v.12)”. Nunca percamos de vista o fato de que formamos uma única e mesma família: a família de Deus. Cada um é convidado a mostrar sua piedade, mas primeiramente para com sua própria casa (v.4). Os fariseus pregavam o contrário. Ao mesmo tempo que ostentavam devoção, invalidavam os mandamentos de Deus ao afastar os filhos de seus legítimos deveres para com os pais (ver Marcos 7:12-13). Com um versículo o 10, resume-se uma vida inteira ao serviço do Senhor. Que cada irmã ache inspiração e força a fim de não desejar outra coisa!

Os vv.3 a 16, que são consagrados às viúvas, recordam que Deus cuida delas de maneira muito particular (ver Salmo 69:5). O Evangelho de Lucas menciona quatro viúvas: Ana, cuja vida de oração constante ilustra o v.5 de nosso capítulo (Lucas 2:36-38): a viúva de Naim, à qual o Senhor Jesus devolveu o seu filho (Lucas 7:11-17); a que pedia justiça ao juiz injusto da parábola do capítulo 18; e finalmente, a pobre viúva que, ante os olhos do Senhor – e para Seu gozo -, deu ao tesoureiro do templo tudo o que tinha para seu sustento (Lucas 21:1-4). O que agrada a Deus acima de tudo é uma completa nEle (Hebreus 11:6).

COMENTÁRIOS

5.1 Idoso (gr presbuteros). Aqui não se refere ao presbítero.

5.2 Pureza. Para salvaguardar a reputação de Timóteo no que diz respeito às suas visitas pastorais a senhoras e moças.

5.3 Hora (gr timão). Significa mais do que respeito; inclui uma ajuda oficial as igreja. “Honorário”, cf v 17. Verdadeiramente viúva. Vê-se uma classificação entre viúvas desamparadas, viúvas que têm amparo da família (v 5), e viúvas levianas (v 11).;

5.4-10 A viúvas verdadeiras que merecem ajuda: 1) Desamparada, v 5. 2) Espiritual, v 5. 3)Tempo pelo menos 60 anos de idade, v 9. 4) Casada só uma vez. V9. 5) Exemplar nas relações domésticas, v 10.

5.10 Lavado os pés. É a única referência a este costume em todas as epístolas. A menção é feita no contexto da hospitalidade e não como ordenança eclesiástica.

5.11-16 Viúvas mais novas. Não podem ser registradas para ser sustentadas pela igreja. Levianas. Lit. “cheias de orgulho de luxúria”. Procuram mais atrair um marido do que se dedicar ao serviço cristão. Devem resolver logo sua situação e não serem onerosas para a igreja. Não estão dentro da situação descrita em 1ª Co 7. 25-29.

5.14 Ocasião favorável (gr aphorme, “pretexto”). Palavra em pregada na linguagem militar para descrever a “base de operações”. É uma metáfora tipicamente paulina: Rm 7.8,11; 2ª

105

Nenhum comentário: