domingo, 6 de abril de 2008

2ª TIMÓTEO - ANÁLISE PAG,109

Segunda Epístola de Paulo a

Timóteo

Análise

Cronologicamente, 2ª Timóteo é a última das três epístolas pastorais. Respira uma atmosfera diferente das duas primeiras.

Em 1ª Timóteo e em Tito, Paulo estava livre para fazer planos sobre viagens e para locomover-se à vontade. Nesta epístola, entretanto encontra-se aprisionado e o seu fim aproxima-se rapidamente (4.6). Onde Paulo teria sido aprisionado pela segunda vez, e com que razão, não se sabe. Ele escreveu 2ª Timóteo, aparentemente estando em Roma, onde aguardava sua execução. Todos os colegas haviam-no esquecido, com exceção de Lucas. Ansiava por Timóteo, que provavelmente se achava em Éfeso para vir a Roma antes do inverno. Entretanto, estava ainda mais preocupado, em vista da suas próprias circunstâncias, que Timóteo cumprisse o ministério para o qual fora chamado. O conteúdo da epístola é rico e variado e inclui certo número de tocantes apelos, especialmente em vista da situação de Paulo. Quatro incumbências específicas não endereçadas a Timóteo e que se referem primeiramente à sua vida pessoal como ministro. A ameaça do ensinamento falso aparece com proeminência nesta epístola, como também em 1ª Timóteo.

Autor

O problema da autoria é discutido na introdução a 1ª Timóteo. As circunstâncias do escritor, a teologia, o vocabulário e o estilo revelam que todas as três epístolas pastorais foram escritas pelo mesmo indivíduo. Se Paulo escreveu 1ª Timóteo, então também é o autor de 2ª Timóteo. Visto que esta epístola foi escrita pouco antes de sua morte. Então 64 d.C. é a data provável.

Extraído da Bíblia Shedd.

109

Nenhum comentário: