segunda-feira, 7 de abril de 2008

GÁLATAS PAG.53

* N. Hom. 3.24-29 Os maravilhosos benefícios da primeira vinda de Cristo (4.4,5). 1) Somos justificados pela fé; 2) Ficamos livres da lei (25); 3) Tornamo-nos filhos de Deus (26); 4) Somos um em Cristo – as divisões desaparecem (28); 5) Somos constituídos descendentes espirituais de Abraão; 6) Somos feitos herdeiros da promessa (29; 4.7).

3.27 Batizados. Aponta o sinal exterior do abandono do mundo e da servidão da lei como menor (4.1) e da entrada na família ou corpo de Cristo. Revestir-se de Cristo significa menifester-se as suas qualidades (Cl 3.10-17.


Texto áureo: Mas se alguém ama a Deus esse é conhecido por Ele

( 1ª Coríntios 8:3).

Favor ler Gálatas 4: 1-18

Assim Deus havia dado outra coisa além da lei: promessas incondicionais. Estas emanavam de Seu amor e de Seu gozo em abençoar tanto as nações gentias como os judeus. Desprezar semelhante dom é desprezar Seu amor. Por exemplo, tentar pagar um presente que se recebe é algo que ofenderá ao presenteador. O quanto o coração de Deus é afligido ao ver, em particular, tantos cristãos esquecendo a liberdade do Espírito para substituí-la por pobres e fastidiosas práticas! O que tudo isso prova? Que esses filhos de Deus pouco conhecem a seu Pai celestial. É compreensível que um inconverso se satisfaça com “rudimentos fracos e pobres”, visto não conhecer nada melhor. “Mas agora” – diz o versículo 9 – “que conhecemos a Deus” e somos conhecidos por Ele (1ª Coríntios 8:3), não nos deixemos sujeitar a essas ataduras, nem toleremos nada que seja indigno dEle. confiemos plenamente em seu amor.

No versículo 12 o apóstolo interrompe a sua exposição para falar ao coração de seus amados gálatas. Paulo sabe como trazer-lhes à mente a benevolência e abnegação deles para com o apóstolo. Infelizmente os afetos que a ausência esfria são afetos débeis. As convicções que desvanecem tão logo se afasta o servo de Deus que foi usado para desperta-las, são convicções débeis. O que acontece com o nosso amor cristão? E como a nossa fé?

COMENTÁRIOS

4.3 Rudimentos do mundo. Possivelmente tem a idéia de “espíritos elementares” que, na cosmogonia pagã, controlavam os tempos e estações (cf 8-10 e Cl 2.8,20).

4.4 Plenitude do tempo. Cristo apareceu num tempo determinado por Deus que é o ponto central de toda a história. Enviou. Afirma a sua preexistência. Mulher. É um eco do nascimento virginal de Cristo. Sob a lei. Cristo se submeteu à lei judaica para resgatar-nos do seu poder(5).

4.6 Enviou. É a mesma palavra que descreve o ato de mandara filho nov.4. do mesmo Pai, vêm o filho e o Espírito. Unidos com Cristo pela fé, recebemos o “Espírito do Filho” que garante nossa filiação.

4.8 Deuses... não o são. Não quer dizer que não tinha existência, mas que eram demônios (cf 1ª Co 10.20).

53

Nenhum comentário: