segunda-feira, 7 de abril de 2008

1ª TESSALONICENSES PAG. 90

Duas vezes Satanás impediu que Paulo voltasse a Tessalônica (2.18). Deus permitiu

esta situação para que fosse manifestados tanto os afetos do apóstolo como a fidelidade dos tessalonicenses. Então “o Senhor” (v.5), utilizando outra arma, suscitou contra eles grandes tribulações. Paulo lhes havia advertido que não essas provas eram inevitáveis, mas que os tessalonicenses estavam “designados para isso” (v.3; João 15: 20; 16: 33). Por essa razão, Paulo permanecia indiferente? Pelo contrário! O que lhe preocupava não eram as tribulações dos tessalonicenses, mas sim a firmeza da que eles cultivavam (1ª Tessalonicenses 3: 2,5-7,10). Esta é uma lição para nós, que facilmente nos detemos diante das circunstâncias exteriorescomo dificuldades materiais, enfermidades etc. – e perdemos de vista o estado interior do crente! “Não podendo suportar mais” (vv.1,5), o apostolo enviou Timóteo para fortalecê-lo e animá-lo. Paulo foi consolado e regozijou-se em meio de sua própria tribulação como conseqüência das notícias recebidas. Porque longe de abalar a desses jovens crentes, a prova a havia fortalecido. Do mesmo modo, os climas mais severos geralmente forjam as raças mas resistentes. Uma vez mais, Satanás havia feito uma obra engenhosa para si, segundo Provérbios 11: 18: “O perverso recebe um salário ilusório”.

COMENTÁRIOS

3.1 A divisão entre os capítulos aqui é infeliz. Pelo que liga aquilo que segue aos vv 17-20 que precedem. Sozinhos. A palavra no gr forte: “abandonados”. Foi com sacrifício que Paulo ficou para enfrentar o intelectualismo incrédulo de Atenas (cf At 17.15ss).

3.2 Ministros (gr doakonos). Outros manuscritos têm, “companheiros de trabalho” (sunergfon).

3.3 Inquiete, lit “Sacudir a cauda” (como um cão). I,e., pela lisonja levar os crentes ao abandono do evangelho no meio da perseguição. Aflição são normais não excepcionais (Jo 16.33; At 14.22).

3.5 Tentador...provasse. Ambas as palavras têm a mesma raiz no original. Vemos o diabo na sua atividade natural (cf 2.18).

3.6 Boas notícias (gr euanggelisamen) é o único caso no NT em que não significa a obra salvadora de Deus em Cristo.

3.10 Esta oração foi repetida alguns anos mais tarde (At 20. 1,2). Reparar as deficiências. Calvino diz bem: “Daqui é evidente a importância de dedicar-nos ao ensino. Pois mestres não foram ordenados para um dia ou um mês conduzir os homens à fé em Cristo, mas que conduzam à perfeição a fé apenas iniciada.”


Texto áureo: Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus...Pois esta é à vontade de Deus a vossa santificação . (1ª Tessalonicenses 4:1,3).

Favor ler 1ªTessalonicenses 3:11-13; 4:1-8

Não são as nossas provas que devem mover-nos a esperar pelo Senhor, mas sim

90

Nenhum comentário: