Duas vezes Satanás impediu que Paulo voltasse a Tessalônica (2.18). Deus permitiu
esta situaçãoparaque fosse manifestados tanto os afetos do apóstolocomo a fidelidade dos tessalonicenses. Então “o Senhor” (v.5), utilizando outraarma, suscitou contraelesgrandestribulações. Paulo lhes havia advertido quenãosó essas provas eram inevitáveis, masque os tessalonicenses estavam “designados paraisso” (v.3; João 15: 20; 16: 33).Por essa razão, Paulo permanecia indiferente? Pelocontrário! O quelhe preocupava não eram as tribulações dos tessalonicenses, massim a firmeza da féqueeles cultivavam (1ª Tessalonicenses 3: 2,5-7,10). Esta é uma liçãoparanós, que facilmente nos detemos diante das circunstânciasexteriores – comodificuldadesmateriais, enfermidades etc. – e perdemos de vista o estadointerior do crente! “Não podendo suportarmais” (vv.1,5), o apostolo enviou Timóteo para fortalecê-lo e animá-lo. Paulo foi consolado e regozijou-se emmeio de suaprópriatribulaçãocomoconseqüência das notícias recebidas. Porquelonge de abalar a fé desses jovenscrentes, a prova a havia fortalecido. Do mesmomodo, os climasmaisseverosgeralmente forjam as raçasmas resistentes. Uma vezmais, Satanás havia feito uma obraengenhosaparasi, segundoProvérbios 11: 18: “O perverso recebe umsalárioilusório”.
COMENTÁRIOS
3.1 A divisão entre os capítulos aqui é infeliz. Peloque liga aquilo que segue aos vv 17-20 que precedem. Sozinhos. A palavra no gr forte: “abandonados”. Foi com sacrifício que Paulo ficou para enfrentar o intelectualismo incrédulo de Atenas (cf At 17.15ss).
3.2 Ministros (gr doakonos). Outros manuscritos têm, “companheiros de trabalho” (sunergfon).
3.3 Inquiete, lit “Sacudir a cauda” (como um cão). I,e., pela lisonja levar os crentes ao abandono do evangelho no meio da perseguição. Aflição são normais não excepcionais (Jo 16.33; At 14.22).
3.5 Tentador...provasse. Ambas as palavras têm a mesma raiz no original. Vemos o diabo na sua atividade natural (cf 2.18).
3.6 Boas notícias (gr euanggelisamen) é o único caso no NT em que não significa a obra salvadora de Deus em Cristo.
3.10Esta oração foi repetida alguns anos mais tarde (At 20. 1,2). Reparar as deficiências. Calvino diz bem: “Daqui é evidente a importância de dedicar-nos ao ensino. Pois mestres não foram ordenados para um dia ou um mês conduzir os homens à fé em Cristo, mas que conduzam à perfeição a fé apenas iniciada.”
Textoáureo:Finalmente, irmãos, nósvos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneiraporque deveis viver e agradar a Deus...Pois esta é à vontade de Deus a vossasantificação . (1ª Tessalonicenses 4:1,3).
Favor ler1ªTessalonicenses 3:11-13; 4:1-8
Não são as nossas provas que devem mover-nos a esperar pelo Senhor, mas sim
Nenhum comentário:
Postar um comentário