segunda-feira, 7 de abril de 2008

GÁLATAS PAG.56

Texto áureo: Assim toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvoreproduzir frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo (Mateus 7: 17-19).

Favor ler Gálatas 5:16-26

No capítulo 7 do Evangelho de Mateus, o Senhor explica como reconhecer se uma obra é da carne ou do Espírito: “Não pode a árvore boa produzir frutos maus” (vv.16-20; João 3:6). Os frutos mencionados nos versículos 19 a 21 do presente capítulo podem proceder da árvore má – a carne. E ela está em cada um de nós com as mesmas e temíveis possibilidades. Mas, se somos “de Cristo” (v.24), habita em nos outro poder ativo – o Espírito Santo. Ele nospoder para viver (v.25) e poder para andar (vv. 16-25); Ele se opõe à carne (v.17); guia-nos (v.18); faz amadurecer o Seu próprio fruto, precioso fruto da videira, cujas virtudes o versículo 22 enumera: amor, alegria, paz, longaminidade, benignidade, bondade, fidelidade,mansidão e domínio próprio. Uma árvore, contudo, pode ficar estéril se toda a sua força é desperdiçada em inúteis rebentos que brotam em seu . O que então faz o jardineiro? Ele desbasta esses rebentos para que a seiva circule livremente nos ramos que foram enxertados. Este é o significado do versículo 14. “Os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne” no momento de sua conversão.Pela submeteram à sentença de morte toda a sua natureza (a árvore silvestre foi cortada para ser enxertada). Daí por diante, eles têm de julgar as manifestações de sua velha natureza: paixões e concupiscências. “Se vivemos no Espírito, andamos também no Espírito” (v.25).

COMENTÁRIOS

5.16 Andai no Espírito. É seguir a vida do Espírito Santo (Rm 8.13,14). Antes da conversão, o homem é carne que naturalmente satisfaz os desejos do coração dominado pelo pecado. Mas quando o Espírito centra e habita no coração, ele luta contra esses apetites, produzindo em seu lugar o novo fruto que é, nada mais, nada menos, que as qualidades e atributos de Cristo (22,23). Cf as “Bem-aventuranças” em Mt. 5.3-10).

5.19 Obras da carne. São produzidas pela força própria do homem em contraste com o fruto do Espírito (22) que só existe pelo poder criador de Deus (cf 1ª Co 3.6; Jo 15.4,5).

5.21Não herdarão o reino. Continuar a praticar as obras da carne sem remorso ou arrependimento é uma prova evidente que o Espírito ainda não renovou a “criatura” (cf 6.15; 1ª Jo 3.6).

* N. Hom. 5.22 “Nascer do Espírito” ( Jo 3.5,6), significa: 1) Vida real agora (25) e eterna (6.8); 2) Vitória sobre a carne (17); 3) Ser guiado por Deus (18); 4) Produção do fruto do Espírito (22,23). O cristão está livre da lei, mas guiado e controlado pelo Espírito, faz aquilo que alei exige (23).


Texto áureo: Mas longe de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo (Gálatas 6:14).

56

Nenhum comentário: