domingo, 6 de abril de 2008

2ª TIMÓTEO PAG. 112

em amar e Salvar. Entretanto, é a imutabilidade de Cristo que dá base para a afirmeza e fidelidade do crente. Não há aqui uma carta branca permitindo o pecado, mas um conforto para a consciência perturbada. A fidelidade de Deus em cumprir Suas promessas de misericórdia está descrita em Rm 3.8; 11.19-32 e 1ª Jo 3.20.


Texto áureo: Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Sem (2ª Timóteo 2: 22).

Favor ler 2ª Timóteo 2:14-26

Quando tudo vai bem, quando a obra é próspera, o obreiro não tem motivos para se envergonhar perante os homens (1:8, 12, 16). Em troca, quando o testemunho está em ruína, é difícil escapar deste senso de vergonha. Mas que importa o menosprezo do mundo, se somos aprovados por Deus (v.15)? Este capítulo traça uma linha de conduta que nos permite estar seguros dessa aprovação em todas as circunstâncias. Dali, onde a incredulidade e a corrupção dominam, o cristão fiel se aparta. Quanto ao seu relacionamento com os indivíduos, ele se purifica; quanto as cobiças, ele as evita; quanto ao bem, ele o segue, quanto aos crentes, os busca, une-se a eles e com eles rende culto a Deus. Na prática, os vv.19 a 22 têm levado queridos filhos de Deus a apartar-se dos diversos sistemas religiosos da cristandade e simplesmente reunir-se em volta do Senhor para adoração.

Ouvimos um “fogo” e um “segue” na primeira epístola (6:11). Que o Senhor grave no coração de todos os crentes o v. 22! Não esqueçamos, contudo, que, assim como deveremos ser firmes com relação à verdade e a seus princípios, também devemos suportar as pessoas e manifestar-lhes brandura e mansidão (vv. 24-25; Efésios 4:2).

COMENTÁRIOS

2.14 Subversão (gr katastrophe). Lit “virar tudo para baixo”.

2.15 Maneja bem. Exegese certa, sem desvios nem distorções.

2.17 Himeneu e Fileto. Paulo deu exemplos contemporâneos (cf 1ª Tm 1. 20). Câncer (gr gangraina). “Gangrena”, simbolizando a doentia penetração da praga do erro doutrinário no corpo da Igreja. O caso exige cirurgia profunda e não pode ser encoberto com panos quentes.

2.18 Desviaram (gr astocheõ). “Errar o alvo”, “extraviar-se”.

2.19 Selo. Representa a autenticação (cf Rm 4.11; 1ª Co 9. 2).

2.21 Se purificar (gr ekkathairõ). “Limpar completamente”, “expurgar”, “eliminar”. A coletividade cristã faz o expurgo dos falsos mestres, e o indivíduo rejeita e elimina do seu intimo o erro e o pecado.

2.23-26 Os crentes na devem destruir seu testemunho com frivolidades e especulações (cf Tt 3.9). Por outro lado, bem instruídos na Palavra de Deus, devem saber recuperar com ternura os errados.

*N.Hom. 2.14-26 Métodos de agir com os falsos mestres: 1) Positivamente: promover a verdade, 14-15. 2) Negativamente: afastar-se deles, 16-18. 3) Aceitar grandes valores, 19-

112

Nenhum comentário: