segunda-feira, 7 de abril de 2008

1ª CORÍNTIOS PAG. 20

Texto áureo: Agora, pois, permanecem a a esperança e o amor, estes três: porém o maior destes é o amor

(1ª Coríntios 13:13).

Favor ler 1ª Coríntios 13:1-13

Depois dos diferentes membros do corpo de Cristo citados no capítulo 12: , mão, orelha, olho; agora é como se o capítulo 13 mencionasse o coração. Sua função é a de dar vida e energia a todos os outros órgãos. Notemos que o amor não é um dom, como os do capítulo 12, mas a força que impulsiona o exercício de todos os dons. Do mesmo modo que um caminho é feito para que se ande por ele, o amor conhece verdadeiramente pela experiência. Por essa razão, este maravilhoso capítulo nos dá uma definição do amor, é uma listaincompleta, mas suficiente para que nos humilhemos profundamente – do que o amor faz e do que o amor não faz. Esse foi o caminho de Cristo neste mundo, e notemos que Seu nome pode substituir a palavra “amor” neste capítulo sem alterar o sentido (1ª João 4:7-8).

Nosso conhecimento acerca das coisas invisíveis é parcial, indefinido e precário. Mas logo veremos “cara a cara”. Então nosso Senhorque nos conhece a fundo - nos trará o completo conhecimento de Si mesmo (v.12; Salmo 139:1). E assim o inabalável amor será perfeito e se verá eternamente satisfeito em nosso coração e no Seu.

COMENTÁRIOS

13.1 Cap. 13 foi escrito porque Cristo viveu a realidade do amor ágape. Significa amor sacrificial. *N. Hom. O Amor Divini e Cristão. 1) Sua necessidade, vv1-3. 2) Suas características, vv 4-7. 3) Sua durabilidade, vv 8-13. Ágape era uma palavra nova (quase não aparece no mundo secular) para um conceito novo; aparece 116 vezes no NT.

13.3 Deus não aceita nem a generosidade nem o sofrimento que n ao são motivados pelo amor. Martírio egoísta não vale nada.

13.4,5 Paciente (passivo) e benigno (ativo). São dois aspectos da mesma qualidade. Sem insistir nos seus direitos, preocupa-se em ajudar os outros. A reação perante as ofensas mostra a presença do ágape que resolve criativamente os conflitos.

13.6 O amor não se mostra indiferente para com as considerações morais.

13.7 O amor não é crédulo, mas sempre confia na pessoa.

13.8,9 Os dons desaparecerão quando o conhecimento se tornar completo.

13.10 O que é perfeito. É a consumação do plano de Deus.

13.11 Menino. Veja a nota sobre 3.1.

13.12 Espelho. Feito de metal polido refletia com pouca nitidez. Face a face. Estaremos com Aquele que queremos ver na segunda vinda (1 João 3.2). Conhecido. Somos conhecidos por Deus completamente e carinhosamente (cf Mt 7.23).

13.13 O amor é a raiz que produz a fé e a esperança.



20

Nenhum comentário: