segunda-feira, 7 de abril de 2008

GÁLATAPAG. 48

de Deus ma face de Cristo (2ª Coríntios 4:6).

Favor ler Gálatas 1: 11-24

Que bem-aventurança é para nós poder depositar toda a nossa confiança na Palavra de Deus! Se o Evangelho anunciado por Paulo fosse segundo os homens, então, sim, os gálatas teriam motivo para aceitar complementações ou modificações. Mas não havia nada disso. E para destificar bem a fonte divina de seu ministério, o apóstolo relata sobre a extraordinária maneira na qual este lhe foi confiado. Foi Deus que o separou (v.15), foi Deus que revelou o Seu Filho nele, foi Deus que novamente lhe falou em Sua escola, sem instrução humana, no deserto da Arábia. Ademais, Cristo lhe tinha chamado diretamente desde o céu (Atos 9).

Pala conduta anterior à sua ida a Damasco, o apóstolo Paulo nos ensina que é possível ser absolutamente sincero e ao mesmo tempo ser absolutamente inimigo de Deus (João 16:2). Mas quão querida lhe era agora essa igreja de Deus, a qual, noutro tempo, ele “perseguia sobremaneira”. Imitemos essa devoção pelo Senhor e pelo Seus, esse zelo parapregar a ” (v.23). Mas notemos que, antes de falar a outros de seu Filho, Deus se agrada em revelá-LO”em nós (v.16) e quer produzir em nosso coração o incomparável conhecimento de Cristo, para que o nosso testemunho possa dEle emanar (2ª Coríntios 4:6).

COMENTÁRIOS

1.12 Mediante revelação.É uma referência à visão de Cristo no caminho para Damasco, seguida de muitas outras revelações através do Espírito como veremos nas epístolas (cf 2ª Co 12.7) *.N.Hom.

1.15,16 O verdadeira servo de Deus. 1) Reconhecer sua separação e preservação por Deus. 2) Reconhece a chamada de Deus pela graça (At 26.16-18). 3) Reconhece o poder divino em manifestar o Senhor Jesus Cristo por seu intermédio como também Sua pregação.

1. 17 Arábia. Os árabes, sob Aretas, controlavam um território vasto, incluindo a própria Damasco (cf 2ª Co 11.32,33(. Sem ser declarado, podemos concluir que o seu propósito era consultar a Deus, uma vez determinado que o Senhor, e não os apóstolos, seria a fonte da sua mensagem.

1.18 Três anos. É provável que se refira aos anos depois da sua conversão. Subi a Jerusalém. Esta visita corresponde àquela mencionada em At 9. 26-30. Cefas. É o aramaico equivalente a Pedro.;

1.19 Tiago, filho de Maria e José,e, portanto, meio irmão de Jesus (cf Tg 1.1).

1.21 Cilícia. Nesta ocasião estava ligada com a Síria e sob a administração romana. A cidade principal da Cilícia era Tarso, onde Paulo foi criado e agora anunciava o evangelho (23).


Texto áureo: Subi em obediência a uma revelação; e lhes expus o evangelho que prego entre os gentios, mas em particular aos que pareciam de maior influência, para de algum modo não correr, ou ter corrido, em vão

(Gálatas 2:2).

48

Nenhum comentário: