segunda-feira, 7 de abril de 2008

FILIPENSES PAG. 78

Favor ler Filipenses 4:10-23

Sem dúvida, Paulo recorda sua primeira visita a Filipos, a prisão e os cânticos que ali cantou com Silas (Atos 16: 24-25). Uma vez mais ele se encontra preso, mas nada pode tirar-lhe o gozo, porque na pode tirar-lhe Cristo. O mesmo acontece com sua força. “Tudo posso”, disse ele, apesar de suas cadeias – “naquele que me fortalece”(v.13 comparar 2ª Coríntios 6:10). Como ele. Aprendemos a estar contentes, quaisquer que sejam as nossas circunstâncias: sucesso ou dificuldades, saúde ou doença, bom ou mau tempo...se nos alegramos no Senhor. Ainda que muito pobres, os filipenses, pelas mãos de Epafrodito, acabam de mandar nova ajuda ao apóstolo (leia 2ª Coríntios 8:15) O apóstolo lhes assegura de sua própria experiência: “O meu Deus...há de suprir...cada uma de vossas necessidadesmas não a todas as “vossacobiças. Ele compromete a responsabilidade de seu Deus, como se endossasse um cheque em branco, sabendo que dispõe, para ele e seus amigos, de crédito ilimitado: nada menos quesua riqueza em glória” (v.19; Efésios 3: 16). Que Deus nos conceda experimentar o segredo do bem-aventurado apóstolo: a plena suficiência do Senhor Jesus Cristo até que por fim se cumpra o desejo expresso no Salmo: “Eu, porém...contemplarei a tua face; quando acordar eu me satisfarei com a tua semelhança” (Salmo 17:15).

COMENTÁRIOS

4.10 Renovastes. Um termo da horticultura, “florescer de novo” (Ex 17.24, LXX). Vosso cuidado. Lit “vosso pensamento”.

4.11 Contente. (gr autarkes). Ocorre so aqui no NT. Significa, no pensamento estóico, a serenidade de suto-suficiência. Para Paulo, entretanto, Cristo é o segredo do perfeito contentamento (1.21; 4.13).

4.12 Fartura (lit “transbordar”). Pode relembrar os dias antes de convertido. Paulo teria sido deserdado ao se tornar cristão.

4.13 Em razão da união vital com Cristo, o poder (dunamis, a mesma palavra pode ser traduzida, “milagre”) é provido para enfrentar todo problema e suprir qualquer necessidade.

4.17 A linguagem aqui é comercial. A oferta é um investimento que trará ricos lucros no serviço de Deus e em crédito cumulativo para os filipenses.

4.18 Aroma suave (cf Gn 8. 21; Lv 1. 9, 13; Ef 5. 2n). Serviço e participação sacrificial não são só sustentam o trabalho do Senhor, mas são atos de culto que agradam a Deus (2ª Co 8. 3-5).

4.19 E (lit “mas”) o meu Deus. Possivelmente, os filipenses deram até se empobrecerem (cf 2ª Co 8. 2 e ss). Riqueza em glória ou “riqueza gloriosa”. Suprir é a mesma palavra no original traduzida no v 18 por “tenho em abundância”.

4.22 Casa de César. Refere-se àqueles a serviço do imperador (em Roma ou em Éfeso) que, através do testemunho de Paulo, teriam sido convertidos.

78

Nenhum comentário: