segunda-feira, 7 de abril de 2008

2ª CORÍNTIOS PAG. 45

12.9 É a graça suficiente que pode agir no meio das fraquezas. Traz consigo alegria e poder. Repouse (gr episkenõse). “Fazer seu tabernáculo”, assim como a glória sheikinah pousou no templo (cf Jo 1.14; Ap 7.15). * N.Hom. Benefícios do espírito na carne: 1) Graça suficiente. 2) Poder aperfeiçoado.3) Fraqueza substituída pelo poder de Cristo. 4) Orgulho substituído por humanidade (7).

12.10 O prazer que Paulo sentia nas experiências angustiantes veio diretamente da certeza que todas elas contribuiriam para o bem (Rm 8.28). Sou fraco... Jo 15.5b. Sou forte... Fp 4.13.


Texto áureo: Aquele, pois, que pensa estar de , veja que não caia

(1ª Coríntios 10:12).

Favor ler 2ª Coríntios 12:11-21

Que tristeza para o apóstolo saber das calúnias contra ele (vv.14 e 16; 7:2-3; comparar com Atos 20:33). Com uma conduta irreprovável, ele não deixou de andar, juntamente com seus companheiros de obra, nas “mesmas pisadas” de Cristo (v.18). Se ele responde extensivamente às acusações, não é para se justificar, mas visando a edificação de seus amados coríntios (v.19). De fato, não reconhecer o ministério de Paulo era o mesmo, que rejeitar a autoridade da Palavra divina que ele pregava. Hoje em dia, quantos pretensos cristãos rejeitam alguma parte da Palara inspirada e particularmente as epístolas de Paulo! Os versículos 20 e 21 nos mostram a que pecado conduzem essa negligência e esse desprezo.

Assim, neste capítulo “encontramos o mais glorioso estado ao qual um cristão pode ser elevado.. e a mais miserável condição na qual ele pode cair... Que contraste entre essa elevação do terceiro céu e a vil degradação carnal! E o cristão é capaz de se encontrar em ambas as situações! Que lição e que advertência para cada crente ( John N. Darby).

COMENTÁRIOS

12.12 Credenciais. Neste versiculo como em Romanos 15.19, um dos sinais do verdaeiro apóstolo é a operação de milagres.

12.13 Nem em sua pessoa nem em seu trabalho de fundar a igreja em Corinto foi Paulo inferior aos seus detratores (cf v 11).

12.17 Vos explorei. Paulo se refere a acusação de que ele não pediu dinheiro mas recebeu uma parte daquilo que seus agentes coletaram.

12.21 Deus me humilhe. A maior humilhação do pai é o erro do filho. Assim também os pecados e soberba dos coríntios refletem-se sobre Paulo, humilhando-o. Impureza. Parece que os falsos mestres apoiavam a imoralidade (cf Ap 2.14,20),


Texto áureo: Ora o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. A ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém

45

Nenhum comentário: