domingo, 6 de abril de 2008

1ª TIMÓTEO PAG.106

Co 5. 12; Gl 5.13.


Texto áureo: De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque... temos sustento e como que nos vestir, estejamos contentes

(1ª Timóteo 6: 6-8).

Favor ler 1ª Timóteo 5:17-25; 6:1-10

Paulo continua expondo a Timóteo como se deve “proceder na casa de Deus” (1ª Timóteo 3:15). Assunto vital pelo qual se interessa o próprio Deus é Sua casa – o Senhor Jesus Cristo e os anjos escolhidos, chamados a considerar a sabedoria de Deus na Igreja (v.21; Efésios 3:10). Essa “multiforme sabedoria” deve manifestar-se também nos variados detalhes da vida da Igreja: responsabilidades do rebanho para com seus anciãos, comportamento dos servos de Deus para resolver os casos difíceis, instrução aos servos...(6:1-1). Quantas desordens se levantam assim que alguém não se sujeita mais às sãs palavraspalavras não de Paulo ou de Timóteo, mas de nosso Senhor Jesus Cristo (v.3).

A piedade com o contentamento é em si mesma lucro, um grande lucro ao alcance de todos (4:8). Nossa civilização está comumente baseada na criação e santificação de novas necessidades. Apesar de tudo, o ávido coração do homem permanece insaciável (comparar os vv.9-10 com o Salmo 49: 16-20). Agradecemos ao Senhor por prover as nossas necessidades (v.8). Sempre estaremos satisfeitos com o que Ele nos dá, se Ele mesmo, o Doador (que é o grande Objeto da piedade), satisfizer plenamente nosso coração.

COLMENTÁRIOS

5.17 Dobrados honorários.Um honorário duplo. Possivelmente o dobro daquilo que se dava à viúva desamparada. Pode ser “tempo integral” para o pastorado ao ensino religioso.

* N.Hom. 5.19-22 A maneira correta de resolver problemas na igreja: 1) A pluralidade de testemunhas, v 19; cf Mt 18.16 e 2ª Co 13.1. 2) A ação disciplinar é executada democraticamente , v 20 (a presença de todos significa uma assembléia de todos os membros). 3) Sem parcialidade, v 21. Na igreja não há grandes e pequenos, mas uma comunhão fraternal (gr koinõnia), conforme ensino em tg 2.1-4. 4) Cautela na restauração dos disciplinados, v 22. A imposição das mãos pelo contexto, deve ser um ato de restauração. Também pode significar que não deve haver pressa em ordenar pastores que depois serão passíveis de disciplina.

5.23 Vinho. É de uso medicinal. Não há portanto conflito com o v anterior e com 3.3.

6.1-2 Servos (gr douloli, “escravos”). Trata-se aqui de crentes que pertencem a mestres pagãos. A submissão é atitude preconizada. Não se fala em imoralidade de estrutura sociais e muito menos sugere-se uma luta sangrenta numa causa revolucionária. O homem precisa de atitudes cristãs seja qual for a estrutura vigente. No v 2, os escravos crentes dos mestres crentes não deveriam confundir sua igualdade espiritual com sua desigualdade social.

106

Nenhum comentário: