segunda-feira, 7 de abril de 2008

1ª CORÍNTIOS PAG. 4

co-herdeiro (Rm 8.17-30).

2.9-11 Como está escrito... Refere-se a certas frases de Is 64.4;65.17. Coração. A vida interior, especialmente a mente. Amor é mais que uma emoção (Jo 14.21). O que Deus tem preparado.... A revelação se refere às realidades do evangelho todo. O Espírito conhece a Deus por dentro como o espírito do homem conhece a si mesmo.

2.12 Espírito do mundo. A razão humana que rege no mundo.

2.13 Espírito. Ele ajudou os escritores a acharem as palavras certas para transmitir os conceitos espirituais.

2.14-16 Natural (gr psuchikos), “da alma”, não regenerado. Entende as palavras, mas rejeite os conceitos. O Espírito em nós fornece uma nova capacidade de discernimentos (gr anakrinetai). Espiritual (gr pneumatikos). É aquele que vive guiado pelo Espírito (Rm 8.9,14). Julga. Avalia, peneira, examina com intenção de julgar os aspectos espirituais de tudo. O cristão terá a mente de Cristo, se ele deixar o Espírito revelar os pensamentos de Deus por meio das Escrituras.


Texto áureo: [Se] alguém diz: Eu sou de Paulo; e outro: Eu, de Apolo; não é evidente que andais segundo o homem?

(1ª Coríntios 3:4).

Favor ler 1ª Coríntios 3:1-15.

Visto que estavam tão ocupados com suas divisões, os coríntios não conseguiram fazer nenhum progresso. Eles pareciam àqueles alunos mais fracos que tolamente disputavam quem, era o professor mais instruído ou a sala de aula mais bonita. Paulo declara que era imaturidade deles se ocupares com o servo em vez de com seus ensinamentos. Resumindo: eles ainda eram carnais (vv.2-3). Quantas vezes confundimos a verdade com aquele que a apresenta! Por exemplo, se formos ouvir um servo de Deus, pensando de antemão que ele não tem nada para nos oferecer, receberemos apenas o que esperamos, ou seja, nada! Em seguida o apóstolo enfatiza a responsabilidade daquele que ensina. Na obra de Deus, comparada a uma lavoura ou a um edifício, cada obreiro tem sua própria atividade. Ele pode trazer diferentes matériasquer dizer, diferentes aspectos da verdade – e edificar vidas ao apresentar-lhes a justiça de Deus (o ouro), a redenção (a prata) e as glórias de Cristo (as pedras preciosas. Ou então, aparentando fazer uma grande obra, palha... e tal obra não resistirá ao fogo. Por isso, “cada um veja como” (e não quanto)!edifica” sobre o único e inabalável fundamento: Jesus Cristo.

COMENTÁRIOS

3.1 Carnais (gr sarkinois). “Humanos”. Porque eram nenês na .

3.2 Leite. É todo o desígnio de Deus ( At 20.27; Hb 6.1) em forma simples. Alimento sólido, o mesmo desenvolvido e aprofundado.

3.3 Ciúmes (gr.zelos). Rivalidade e contenda são sempre um indício de carnalidade.

3.4-5 Andais segundo.... Agindo meramente como homens. Quem...? Quem... O gr tem

4

Nenhum comentário: