domingo, 6 de abril de 2008

ANÁLISE FILEMOM PAG.120

3.3 Néscios (gr anõetos). “Insensato”, sem compreensão espiritual> Malícia (gr kakia). “Maldade”, “disposição para o mal”, com perversidade ativa (Ef 4.31; 1ª Pe 3.1).

3.4 Amor para com todos. A frase traduz o gr philanthrõpia.

3.6 Derramou. Uma alusão ao dia de Pentecostes (At 2.33).

3.7 Justificados por graça. O coração da doutrina do apóstolo Paulo.

3.10 Admoestá-lo. Pode ser uma admoestação particular (At 20.31) ou uma censura pública (2ª Ts 3.15; 1ª Tm 1.10). Um rabino receberia uma advertência de 30 dias, depois outra, e só então poderia haver a excomunhão. Cf as palavras de Cristo em Mt 18. 15-17.

* N. Hom. 3.-10 Abraçar e rejeitar. 1) Abraçar: a) a Palavra fiel, v 8; b) obras à altura da vocação, v 9. 2) Rejeitar: a) discussões insensatas (cf 1ª Tm 6.4), v 9; b) genealogias que precedem do orgulho judaico; c) contenda (cf 1ª Tm 6. 4); d) debates (cf 2ª Tm 2. 23) e o homem faccioso, lit “herege”.

3.11 Condenada. As próprias ações más condenam por meio da consciência (Lc 19.11; Jo 8.9-11).

3.13 Intérprete da Lei (gr namikos), “Jurista”). Pode ser um advogado chamado para tratar das leis romanas. Não se de pensar aqui num escriba judeu convertido, pois o nome Zenas não é hebreu.

* N. Hom. 3.1-14 Seja útil: 1) útil como cidadão, v 1; 2) Útil no ensino, v 9; 3) Útil em ajudar os outros: a) os cooperadores, v. 13 e b) os necessitados, v 14.


Epistola de Paulo a

Filemom

Analise

Depois da saudação e das ações de graças a Deus pela fé e pelo amor de Filemom, e da oração por maior desenvolvimento na graça. Paulo chega ao tema central da epístola. Onésimo, um escravo pertencente a Filemom, fugiu do seu senhor que morava em Colosso, depois de aparentemente haver cometido furto. Ele conseguiu fugir para a metrópole de Roma, onde entrou em contato com Paulo e converteu-se a Cristo sob sua influência e ministério. Em seguida Paulo enviou-o de volta para seu legítimo proprietário com essa carta pessoal de recomendação em seu favor, para ser entregue a Filemom. Ele pleiteia com Filemom para que recebesse de volta o penitente (e nesse entretempo convertido) escravo com boa vontade, e perdoasse e reabilitasse, porque ele não seria mais um escravo para ele, porém “mais do que um escravo.... irmão caríssimo” O próprio Paulo devolveria qualquer prejuízo que Onésimo porventura lhe tivesse causado, e esperava que filemom cedesse à exortação ao amor cristão e ao dever cristão. A totalidade da obra fornece uma notável analogia do relato evangélico da redenção.

Autor

O autor da epístola por três vezes se identifica como Paulo ( v 1,9,19), e além disso a epístola está intimamente ligada com a epístola de Paulo aos Colossenses (cf Cl 4.

120

Nenhum comentário: