domingo, 6 de abril de 2008

FILEMOM PAG.121

Texto áureo: Pois, irmãos, tive grande alegria e conforto no teu amor, porquanto o coração dos santos tem sido reanimado por teu intermédio

(Filemom 7)

Favor ler Filemom 1- 12

Nos livros escolares, as teorias são geralmente seguidas por uma aplicação aos problemas. A epístola a Filemom nos lembra disso. Ela não contém nenhuma revelação especial, mas mostra como Paulo e seus companheiros põem em prática as exortações contidas em outras epístolas. “Revesti-vos, pois como eleitos de Deus, santos e amados, de termos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade....” escreveu ele aos colossenses (Colossenses 3:12; compare com v. 5 de filemom com Efésios 1:15). Era precisamente em Colossos que vivia Filemom, um homem piedoso, amigo do apóstolo; ele era rico, pois tinha escravos. Um deles, Onésimo, depois de fugir de sua casa, encontrou o apóstolo Paulo, prisioneiro em Roma, e se converteu. Agora o apóstolo o envia de volta à casa de seu amo, levando consigo esta comovente mensagem. Isto era agir contrário ao que a lei ordenava: “Não entregaras ao seu senhor o escravo que, tenha fugido dele, se acolher a ti. Contigo ficará..”(Deuteronômio 23:15-16). A lei, por um lado, levava em conta a dureza de coração do homem. O próprio Senhor Jesus Cristo disse, ao falar da carta de divórcio: ”Por causa da dureza do vosso coração, ele [Moises] vos deixou escrito esse mandamento” (Marcos 11:5). Aqui, a graça da do apóstolo leva em conta essa mesma graça presente no coração de Filemom. Paulo conhece bem o amor de Filemom por todos os santos (v.5), por meio das provas que deu dele (v.7).

COMENTÁRIOS

1 Paulo não se designa apóstolo mas prisioneiro no serviço de Cristo, assim fazendo que sua abnegação seja um apelo a Filemom. De igual modo, o líder espiritual somente pode apelar para sacrifício ou consagração na medida que ele os manifesta.

2 Arquipo .Possivelmente ministro da igreja em Laodicéia (Cl 4.17) e filho de Filemom e Afia, residentes em Colossos (cf Cl 4. 9).

5 aqui pode ter três sentidos: 1) Fidelidade a Cristo e aos santos; 2) Confiança no Senhor e amor aos santos; 3) União de amor e fé, ambos se nutrindo mutuamente.

6.7 Fé... para com Cristo produz bênçãos, não para gozar pessoalmente mas para compartilhar com os santos. * N.Hom. Fé e conhecimento: 1) Fé é a fonte de conhecimento (cf Jo 8.31; 7. 17; 10. 38); 2) Fé madura-se em comunhão (cf Hb 13. 15, 16); 3) Nessa comunhão, conhecimento é possuir e cumprir (cf Cl 1.10).

8.9 No espírito que caracterizou Jesus, Paulo, tendo a autoridade de mandar, prefere persuadir em amor (cf 1ª Co 9. 1-18). O velho (gr presbutes) provavelmente, deve ser “embaixador”, também, às vezes traduzido assim (cf Ef 6.20). Filemom teria a mesma idade de Paulo.

10 Onésimo, pior que inútil no seu serviço anterior, pela graça de Deus se tornou útil” (Onésimo), desejo de servir “em singeleza de coração” (Cl 3.22,23). Para Paulo, era um filho amado e para Filemom, um irmão amado (v16).

14 Paulo teria o direito de ficar com Onésimo no lugar do serviço devido por filemom em pagamento do benefício do evangelho (19; cf Rm 25.27), mas o apóstolo não o abriga, pra-

121

Nenhum comentário: